O velejador Guilherme Menezes, de 13 anos, do Iate Clube de Santa Catarina, conquistou o vice-campeonato sul-americano de Optimist. O resultado é considerado histórico para a vela catarinense. A competição foi encerrada nesta sexta-feira, em Algarrobo, no Chile. Com 169 velejadores na flotilha, a competição teve início na segunda-feira e reuniu atletas de até 15 a anos e de 17 diferentes países.
Continua depois da publicidade
Após cinco dias de competições nas águas chilenas, o atleta de Santa Catarina teve 15 pontos perdidos (1º, 2º, 4º e 8º lugares) nas quatro regatas disputadas, terminando atrás apenas do argentino Santino Marcatelli. A chilena Rafaela Salvatore completou o pódio na terceira posição. Menezes garantiu a vaga para o Mundial, que será realizado entre 6 e 16 de julho, em Antígua.
Por ser uma das competições mais importantes do calendário mundial da categoria, o evento reuniu nações de fora do continente sul-americano elevando o nível técnico do evento. Desde o primeiro dia Guilherme Menezes velejou na ponta até o encerramento do campeonato. Além dele, o Iate Clube de Santa Catarina foi muito representado no evento por Fernando Menezes, 32º colocado no geral, e Clara Meyer Mateus, 67ª no geral e 20ª no naipe Feminino.
O trio de velejadores do Iate Clube de Santa Catarina tem pela frente nos próximos meses competições importantes no cenário internacional. No começo do ano foram realizadas as competições que classificaram os velejadores brasileiros para os Campeonatos Mundial, Europeu e Norte Americano.
Continua depois da publicidade