O velejador Bruno Fontes, conquistou a medalha de prata no Pan 2019, realizada em Lima, no Peru. O atleta do Iate Clube de Santa Catarina é paranaense mas representa o Estado há longa data. A última regata foi realizada na tarde desta sexta-feira em Paracas, cidade próxima a Lima que recebe a modalidade. O pódio fecha o ciclo do velejador que anunciou sua aposentadoria logo após confirmar a prata na classe laser standard. Bruno passa a se dedicar a novos projetos como treinador da equipe chinesa de vela olímpica.
Continua depois da publicidade
– Não poderia escolher um cenário melhor para coroar minha carreira. Uma medalha pan-americana era algo que me faltava e ela veio na melhor hora possível. Um desfecho incrível. A lição que fica é que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, independente do que aconteça. Fui persistente e com 39 anos celebro uma das maiores conquistas da carreira. Poder representar o meu país é algo que não se pode calcular – revela Bruno Fontes.
O velejador iniciou o dia na terceira posição, atrás do americano Charlie Buckingham e do guatemalteco Juan Maegli. Nesta sexta-feira foi realizada a corrida da medalha, que reune apenas os primeiros colocados. Com vento forte em Paracas, Bruno manteve a calma e largou bem ao lado dos concorrentes.
– Tinha mais de vinte nós e foi uma regata bem dinâmica. Fiquei perto do ouro, depois da prata, depois do bronze. Ao final, consegui me posicionar bem para fechar a competição – completa Bruno.
Aos 39 anos, Bruno viveu um momento delicado nesta temporada com a perda de seu pai, para quem dedicou a conquista. Terminada a regata, ele definiu também os próximos passos de sua trajetória na vela. Vai deixar de competidor para assumir o posto de técnico da equipe chinesa olímpica de vela.
Continua depois da publicidade
Nesta sábado outro catarinense estará na busca por medalha no Pan 2019. O velejador Matheus Dellagnelo lidera a flotilha de Sunfish e vai para regata da medalha de olho no bicampeonato.