Depois de uma semana agitada na oficina a céu aberto montada na Vila da Regata, em Itajaí, os veleiros da Volvo Ocean Race voltaram para a água e vão disputar uma mini-regata hoje à tarde. É o aquecimento para a largada da próxima etapa da corrida de volta ao mundo, que sai domingo de Itajaí com direção a Newport, em Rhode Island, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Marcada para as 14h de hoje, a In-port Race é uma das principais atrações das paradas da Volvo. Entre boias nos arredores do local de parada e o mais perto o possível da costa, os barcos fazem uma corrida rápida e acirrada para mostrar ao público o que ocorre em meio ao oceano. Com cerca de uma hora de duração, a prova serve de teste para os barcos antes da largada e acumula pontos que servem como critério de desempate no fim da competição.

Em Itajaí a In-port Race será nos arredores da Baía Afonso Wippel, no Saco da Fazenda, em um percurso que deve ficar em cerca de nove milhas náuticas (equivalente a 16,6 quilômetros). A corrida começa às 14h, mas a preparação dos veleiros na linha de largada começa minutos antes em uma briga que vale a pena assistir. Por ser uma prova curta, a disputa pela melhor posição na largada é fundamental e rende um dos melhores momentos da mini-regata.

Por conta do pouco tempo em terra para fazer os consertos nos veleiros, os times Sun Hung Kai/Scallywag e Vestas não devem participar da In-port Race. O Vestas chegou em Itajaí na segunda-feira, enquanto o Scallywag atracou na tarde de ontem. Os dois sofreram acidentes, precisaram abandonar a etapa da Volvo Ocean Race e estão correndo contra o tempo para deixar tudo pronto para a largada no domingo. Por isso, somente os cinco veleiros que completaram a etapa de Auckland, na Nova Zelândia, até Itajaí vão participar da corrida de hoje: Team Brunel, Dongfeng, AkzoNobel, Turn the Tide On Plastic e Mapfre.

Na última parada da regata, em Auckland, o time Dongfeng venceu a In-port Race, seguidos pelo AkzoNobel – da medalhista olímpica brasileira Martine Grael – que se recuperou depois de uma largada confusa. A prova de hoje pode ser acompanhada dos arredores da Vila da Regata e da baía do Saco da Fazenda.

Continua depois da publicidade

PROGRAMAÇÃO

– Abertura da Vila da Regata: 12h

– Banda Siri na Lata: 12h até 14h

– Largada da In-port Race: 14h

– Visitação das Escolas – Visita Guiada: 14h até 17h

– Vem ver nosso boi brincar (Teatro): 14h30min

– Nego Joe: 18h até 20h

– Victor Praun e Banda: 19h30min até 21h

– Maloka Nunes e Banda: 21h30min até 0h