Os ventos extremamente fortes e um mar furioso danificaram o veleiro da Família Schurmann, que agora está em travessia no Oceano Pacífico. Os momentos de tensão iniciaram no sábado (21), ligando um sinal de alerta, quando o casco rachou e uma das velas foi rasgada. Segundo relatos da equipe ”Voz dos Oceanos”, a tripulação reportou que, mesmo saindo de Fiji, país da Oceania, antes do primeiro ciclone da temporada, a navegação foi atingida por uma tempestade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

Entre os principais problemas causados pelo tempo, está a entrada de água na área interna da embarcação, mas que foi controlada. Os tripulantes também localizaram um dano na região próxima a quilha do veleiro, principal peça estrutural do casco de uma embarcação e que fortalece a estrutura.

Mapa mostra localização do veleiro Kat, que está no Oceano Pacífico rumo a Nova Zelândia (Foto: Divulgação, Voz dos Oceanos)

O capitão Wilhelm Schurmann e a tripulação adotaram medidas para conter a abertura, incluindo a instalação de bombas extras para retirada de água do interior do veleiro. O vazamento segue controlado e o veleiro está a dois dias da terra mais próxima, que é a Nova Zelândia, destino final da primeira etapa da ”Voz dos Oceanos”.

Os ventos extremamente fortes também rasgaram uma das velas da embarcação, fazendo com que a travessia aconteça de forma cautelosa. Todos estão sendo monitorados 24 horas por dia pela equipe Voz dos Oceanos em terra, além da Rescue Coordination Centre New Zealand (RCCNZ), órgão responsável por resgates marítimos próximos ao país.

Continua depois da publicidade

Desafios em 4 décadas de velejo

A equipe de seis tripulantes conta com a liderança do experiente capitão Wilhelm, que possui mais de 40 anos de experiência em velejo. Para ele e sua mãe, Heloisa Schurmann, uma das líderes da expedição que também está a bordo do veleiro Kat, esse momento lembra o maior desafio enfrentado em 4 décadas de navegações.

No início dos anos 1990, durante navegação da Nova Zelândia a Tonga com a primeira volta ao mundo da Família Schurmann, a tripulação ficou praticamente à deriva, após uma tempestade causar a perda dos dois mastros da embarcação.

Leia também

Turista austríaco de 40 anos desaparece em praia de Florianópolis

El Niño pode trazer até 160mm de chuvas e temporais a SC esta semana

O tempo e o mar são os desafios de Topázio para saneamento no Sul da Ilha