Banana com castanhas foi o recheio que Henriqueta Teresa Zucco Fantini escolheu para participar do concurso Cuca Nota 10 do Brasil. Entre os 15 finalistas, a brusquense usou a criatividade para aguçar o paladar dos jurados que tiveram uma difícil missão neste sábado: escolher a melhor cuca do Brasil durante o primeiro Festival Nacional da Cuca, em Brusque.

Continua depois da publicidade

A receita de Henriqueta garantiu a primeira colocação. Em segundo lugar ficou Alfredo José Gazaniga, com a cuca de queijinho com frutas vermelhas; e em terceiro, Cirlete Ap. Walter Jurek, com a cuca de banana com creme de avelã.

– Não esperava ganhar até o momento em que um jurado pediu para não retirar o prato dele, pois, ele queria acabar de comer – lembra Henriqueta.

Além de receber o troféu e a premiação, a receita dela irá para o livro que será publicado em parceria com a Secretaria de Turismo e o Núcleo de Panificadoras da AciBr, e também será postada no site do chef e apresentador Edu Guedes, convidado especial que revelou os vencedores do concurso e ainda deu uma aula-show aos participantes. Ao todo, o concurso teve participação de 34 inscritos que durante os dois dias produziram receitas dos mais variados sabores.

Continua depois da publicidade

Evento de sucesso

Em outro espaço do pavilhão, as panificadoras participantes do Núcleo de Panificadoras da AciBr se desdobraram para atender os visitantes que de mesa em mesa escolhiam a melhor cuca. Durante os dois dias, mais de três mil cucas de mais de 10 sabores foram comercializadas.

– Estamos felizes e surpresos com o resultado do evento. Temos a certeza que o objetivo de resgatar e valorizar a cultura do nosso povo foi alcançado – destacou o secretário de Turismo da Prefeitura de Brusque, Noberto Maestri.

Durante os dois dias passaram pelo pavilhão do Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof cerca de 10 mil pessoas.

Continua depois da publicidade