O município de Itapoá divulgou, nesta semana, novo decreto com restrições no município em razão da pandemia do novo coronavírus. O decreto entra em vigor na próxima segunda-feira (13) na cidade do Norte catarinense e tem duração de 15 dias podendo ser prorrogado pelo mesmo período. 

Continua depois da publicidade

Itapoá tem 74 casos confirmados de pessoas com coronavírus e já registrou uma morte pela doença.

> Joinville registra mais uma morte por coronavírus; 101 pessoas estão internadas com a doença

> Entidades reclamam de novos horários em Joinville, citam Florianópolis e fazem sugestão a Udo

Dentre as modificações do decreto estão a proibição de funcionamento de estabelecimentos comerciais aos fins de semana, restrição de atendimento ao público, proibição de hospedagem e locações turísticas em hotéis e pousadas, além da probição de cultos e missas religiosos de maneira presencial entre outros. 

Continua depois da publicidade

Confira o que muda:

Bares e restaurantes:

As atividades de bares, restaurantes, lanchonetes e outros serviços de alimentação estão suspensas. Serão autorizados apenas o atendimento ao público de forma não presencial, para entrega apenas por meio de delivery, ou retirada do produto em balcão. O estabelecimento deve permanecer fechado para o acesso ao público.

> Joinville recomenda isolamento de pessoas que moram com quem tem sintomas de gripe

Estabelecimentos comerciais:

Os estabelecimentos comerciais não poderão receber mais de um cliente por família ou grupo de pessoas. Fica obrigado a higienização das mãos com álcool em gel ao entrar no estabelecimento. Segundo o decreto, cada estabelecimento comercial deve atender um cliente por funcionário.

Para os estabelecimentos de autoatendimento, como mercados e mercearias, fica autorizada a entrada de até dois clientes por funcionário. Crianças de 12 anos não podem entrar em estabelecimentos comerciais. Estabelecimentos que não obederem as regras poderão ser penalizados com suspensão do alvará de funcionamento.

Repartições públicas:

O mesmo acontece em setores de atendimento ao público nas repartições públicas. Deve ser atendido apenas uma pessoa por vez em cada setor, departamento ou secretaria. A exceção serve apenas para Unidades de Saúde que obedecerão regulamentação própria.

Continua depois da publicidade

> Professor aposentado foi o primeiro morador de Itapoá a morrer por coronavírus

Espaços públicos:

Também fica proibida a permanência e utilização de espaços públicos de atividades comuns, como pista de skate, academias ao ar livre e praças, por exemplo. A partir do decreto, as Secretarias de Turismo e Cultura e Esporte e Lazer ficam autorizadas a realizar o isolamento desses espaços através barreiras físicas.

Missas e cultos religiosos:

As missas e cultos religiosos devem ocorrer apenas de forma online. Assim, devem permanecer nos templos apenas as pessoas responsáveis pelo funcionamento da transmissão. O decreto também define que os atendimentos de caráter religioso deverão acontecer, caso necessário, de forma individual ou em grupos de no máximo cinco pessoas.

Hotelaria e turismo:

Os serviços de hotelaria e hospedagem também sofrerão mudanças. Conforme decretado, fica proibida a hospedagem transitória e locações de interesse turístico em hotéis, pousadas entre outros. Estabelecimentos comerciais em geral permanecerão fechados aos finais de semana.

​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN

Continua depois da publicidade