O clima de um festival de cinema é talvez tão empolgante quanto a possibilidade de assistir a tantas produções e tão diferentes. Antes de o filme começar é que ocorrem aquelas conversas boas de entreouvir, de gente que entende, de gente que não sabe nada sobre cinema, mas tem curiosidade. Tem atores, autores, artistas, todo mundo circulando e com a expectativa de ver na telona alguma história, seja ela inventada ou não. A abertura do 20º FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul) foi assim: na noite de sexta (17), curiosos e cinéfilos encheram o Centro de Cultura e Eventos da UFSC, na Capital, para assistir à Boi Neon, filme de Gabriel Mascaro que abriu o evento.

Continua depois da publicidade

Perguntamos a seis pessoas que adoram cinema quais filmes recomendam na programação do festival ou o que fazer nos próximos dias do evento:

|| Leandro Negoceki, 32 anos, estudante de arquitetura

“Ouvi falar e estou curioso para assistir ao O Demônio e as Margaridas, de Ronaldo dos Anjos. É um filme catarinense e temos que valorizar o que é nosso.”
Sobre o que é:
Curta conta a história de Jerônimo, tatuador que recebe a visita do Demônio para cobrar a quebra de um contrato. O Demônio havia liberado os direitos autorais de sua imagem para que Jerônimo pudesse ganhar muito dinheiro, mas o tatuador preferiu seguir seus rituais de para tatuar, feita como obra de arte marginal. Os dois travam uma batalha de argumentos e dissimulações.
Quando: sábado (18), 19h, na Mostra Curtas Mercosul

Continua depois da publicidade

Leia também
“Pernambuco é onde se produz o melhor cinema do Brasil”, diz ator Vinícius de Oliveira 

||Alessandra Brandão, 42 anos, professora do Curso de Cinema da UFSC
“Quero assistir ao longa Campo Grande, de Sandra Kogut. Está sendo muito bem recomendado no Brasil todo e no FAM será exibido com audiodescrição.”
Sobre o que é:
Duas crianças pequenas aparecem do nada no apartamento de uma mulher de classe média em Ipanema, no Rio de Janeiro, acompanhadas de um bilhete. Endereçado a Regina, a dona da casa, o bilhete pede a ela que cuide dos irmãos Ygor e Rayane até sua volta. Tão confusas quanto ela, as crianças só sabem dizer que viviam no bairro Campo Grande, na periferia. Regina decide partir em busca de soluções.
Quando: sexta (24), 20h30min, na Mostra Longas Mercosul

|| Maria Laura da Silva, 40, consultora de moda, e Victor Fabiano, 45, produtor

“Recomendamos a festas do FAM – tanto a de abertura quanto de encerramento. São festas concorridas.
Onde: A festa de abertura será neste sábado na Ponta do Coral, na Av. Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Mais informações no evento.

|| Zeca Pires, 54 anos, cineasta
“Recomendo o documentário Olhar de Nise, de Jorge Oliveira. Foi uma grande mulher. Lembro de a ter entrevistado para meu documentário Farra do Boi, de 1991.”
Sobre o que é:
Conta a história da psiquiatra Nise da Silveira. Começa em 1946, quando a então jovem médica, ao sair da prisão política, se recusa a usar o choque elétrico e adota a arte terapia para tratar seus pacientes. As obras dos talentosos artistas que encantam C.G. Jung são expostas na Europa e dão origem ao Museu das Imagens do Inconsciente que hoje possui o maior acervo do mundo.
Quando: quarta (22), 16h30min, na Mostra Doc-FAM

|| Clei Grött, 34 anos, ator
“Recomendo a Mostra Catarinense. Estou também curioso para assistir às produções cinematográficas feitas no interior de Santa Catarina.”
Quando: a Mostra Catarinense será na segunda (20) e terça (21), às 19h

|| Vinícius de Oliveira, 30 anos, ator
“O cinema argentino e uruguaio merecem atenção especial e recomendo um olhar atento às produções desses países. “
Quando: os filmes argentinos são exibidos nas mostras Curtas Mercosul e Longas Mercosul.

Continua depois da publicidade

Mais notícias sobre cinema