Oito crimes serão julgados neste mês na Vara do Tribunal do Júri de Joinville. Sobem ao banco dos réus 14 pessoas acusadas de homicídios e tentativas de assassinato ocorridas entre 1996 e 2017. O primeiro júri popular acontece nesta terça-feira (5), à partir das 9 horas, no Fórum da cidade.
Continua depois da publicidade
O primeiro caso a ser julgado neste mês aconteceu em outubro de 2015. À época, o corpo de Luciano Silveira Machado foi encontrado com sinais de violência em uma vala na Estrada Comprida, no bairro Vila Nova, na zona Oeste. O jovem estava com marcas de facadas e com uma corda amarrada no pescoço.
Segundo apurado na investigação pela Polícia Civil, um dos acusados teria matado Luciano porque ele estaria namorando a sua ex-companheira. Outro assassinato que vai a júri no dia 21 deste mês aconteceu em novembro de 2017, em condomínio residencial no bairro Boehmerwaldt, na Zona Sul da cidade.
A vítima foi morta por vários golpes de faca e depois jogado da janela do terceiro andar de um apartamento. A investigação apontou que estava vazio no momento do crime e que possivelmente era utilizado para fins ilícitos, como venda e uso de drogas.
Continua depois da publicidade
Veja os júris
Data do júri: 5/2/2019
Data do crime: 05/10/2015
Réus: três pessoas, sendo dois homens e uma mulher. Os nomes não foram divulgados porque o processo corre em segredo de justiça.
Vítima: Luciano Silveira Machado
Circunstâncias: Os réus são acusados de matar Luciano com golpes de faca e amarrar o pescoço dele. O corpo da vítima foi encontrado em uma vala na Estrada Comprida, no bairro Vila Nova.
Data do júri: 7/2/2019
Data do crime: 7/8/2016
Réus: duas pessoas respondem neste processo e uma terceira em outro por ter recorrido. Os nomes não foram divulgados porque o processo corre em segredo de justiça
Vítima: André Mauro Padilha
Circunstâncias: Os réus são acusados de matar a tiros o policial militar afastado André Padilha. O crime aconteceu em uma casa na rua Begônias, no bairro Fátima.
Continua depois da publicidade
Data do júri: 12/2/2019
Data do crime: 15/5/2016
Réus: Rafael de Oliveira e Ivan Antônio Primitivo
Vítimas: Franciane Gonçalves Felisbino e Roberto Lourenço Borges
Circunstâncias: Rafael e Ivan são acusados de matar a tiros Franciane e Roberto em um bar no bairro Paranaguamirim, na zona Sul de Joinville. Além das duas vítimas, a dupla ainda foi denunciada pela tentativa de assassinato de assassinato contra uma terceira pessoa que estava no estabelecimento no dia do crime.
Data do júri: 14/2/2019
Data do crime: 20/6/2016
Réus: Ronaldo Lopes Santana e Osmar Joao da Silva Junior
Vítima: Eduardo Sousa dos Santos
Circunstâncias: Os dois são acusados de tentar matar Eduardo a tiros, o crime aconteceu na casa dele. Depois da tentativa de homicídio, a vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Municipal São José.
Data do júri: 19/2/2019
Data do crime: 29/9/1996
Réu: Neri de Moraes
Vítima: Valdir Muller
Circunstâncias: Neri é acusado de matar a tiros a vítima Valdir na rua Paranaense, no bairro Comasa.
Data do júri: 21/2/2019
Data do crime: 6/11/2017
Réu: Diego Moreira Cordeiro
Vítima: Jessé Carlos Pereira
Circunstâncias: Jessé foi morto a facadas e depois jogado do terceiro andar de um condomínio residencial no bairro Boehmerwald, na Zona Sul de Joinville. A investigação demonstrou que o apartamento estava abandonado e possivelmente era ocupado por uma facção criminosa.
Data do júri: 26/2/2019
Data do crime: 16/6/2016
Réu: Rudson Oliveira Dias
Vítima: Anderson de Souza Néri
Circunstâncias: Rudson é acusado de matar Anderson de Souza Néri e também de tentar assassinar o cunhado da vítima. O crime aconteceu m uma casa no bairro Ulysses Guimarães, na Zona Sul da cidade. As duas vítimas chegaram a ser encaminhadas ao Hospital, mas Anderson não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar.
Continua depois da publicidade
Data do júri: 28/2/2019
Data do crime: 16/6/2016
Réus: Maurício Rosalvo de Mira e Joaquim Evady Pires Ribeiro Filho
Vítima: Halisson Roger Low Hernatski Carvalho
Circunstâncias: Maurício e Joaquim são acusados de matar a tiros Halisson no bairro Ubatuba, em São Francisco do Sul.