Para evitar a disseminação do coronavírus, os municípios de São José, Palhoça e Biguaçu adotaram uma série de medidas conjuntas. Embora não sejam tão severas quanto as da capital, tornam obrigatório o uso de máscara, normatizam horários de funcionamento do comércio, proíbem aglomerações em espaços abertos ou fechados e reforçam a fiscalização.

Continua depois da publicidade

Normas

Restaurantes, lanchonetes, padarias, bares, conveniências e afins, podem funcionar entre 6h e 23h, respeitando as regras de higiene e distanciamento social. Depois das 23h, é permitido apenas delivery.

Os supermercados podem funcionar das 6h às 22h em São José, em Palhoça e Biguaçu até as 23h desde que respeitem as regras decretadas pelo governo o Estado.

Shopping centers, galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação total, das 12h às 20h, de segunda a sábado, permanecendo fechados aos domingos em São José, inclusive as praças de alimentação. Em Palhoça, shoppings funcionam no fim de semana, das 12h às 20h. 

As academias e atividades afins podem funcionar com a capacidade máxima de 30% da ocupação total, das 6h às 23h.

Continua depois da publicidade

Lojas de conveniência de postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais em geral devem encerrar expediente às 23h todos os dias da semana.

Proibições

Está proibida a permanência de pessoas em parques, praças, espaços públicos ou comunitários de lazer e nas quadras poliesportivas, playgrounds e nas academias ao ar livre.

Permanece proibida a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo.

Os estabelecimentos interditados por descumprirem o decreto ficam fechados por, no mínimo, sete dias. O uso de máscara continua obrigatório.

Continua depois da publicidade

As normativas entraram em vigor na última terça-feira (23) e serão reavaliadas na próxima semana.