Três curtas-metragens brasileiros e um internacional foram os vencedores da 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O anúncio foi feito neste sábado (21), durante o encerramento do evento, no Teatro Governador Pedro Ivo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Produzido na Bahia, o curta Quintal, de Mariana Netto, foi o grande vencedor da Mostra, eleito melhor filme pelo júri oficial. A animação de 15 minutos conta a história de amizade entre uma menina e um passarinho azul em um terreno abandonado em meio à cidade grande. O projeto é inspirado na poesia Tributo a João Guimarães Rosa, de Manoel de Barros.

O Prêmio Especial das Crianças, votado por um júri infantil, foi Vovô Joel, de Douglas Gomes (RJ). Já o júri popular escolheu o curta-metragem de terror catarinense O Cemitério do Parque da Luz, de Marko Martins. Esse mesmo grupo elegeu O Sonho Quino, do espanhol Santiago Erlich, como melhor filme internacional.

Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 1.500. O melhor filme internacional receberá um troféu.

Continua depois da publicidade

— Ficamos muito felizes em ver tantos filmes bons e diversos para as crianças, vindos de todas as regiões do Brasil e para todas as idades — declara Luiza Lins, diretora da Mostra.

No próximo sábado (28), os vencedores serão exibidos no Centro Integrado de Cultura (CIC), às 16h. A entrada é gratuita.

Menções honrosas

Oito filmes receberam menções honrosas. Pelo júri infantil, foram agraciados: Pipas Coloridas, de Fábio Yamaji e Patrícia Sá (SP); As Pequenas Partes de Mim, de Lara Queiroz (RJ); Os Muitos Mundos de Piero Maria, de Helena Guerra (SP) e Bonita de Rosto, de Ana Squilanti (SP).

Continua depois da publicidade

Outros quatro filmes receberam menções honrosas do júri oficial, são eles: Trabalho de Geografia, de Leonardo Oliveira (RJ), que também rendeu o Prêmio de Melhor Ator para Ícaro Zulu; Contos Mirabolantes – o Olho do Mapinguari, dirigido por Andrei Miralha e Petronio Medeiros (PA); Ninhos em Movimento – O Jeito Yuri de Curtir, de Di Florentino (PR) e Kwat e Jaí – os Bebês do Xingu, de Clarice Cardell (DF).

Leia também

Os melhores filmes infantis de todos os tempos

Gato é confundido com onça em vídeo viral que mostra animal escalando pinheiro em Palhoça