Para muitas pessoas só nesta segunda-feira que o ano começou definitivamente. É hora de voltar ao trabalho, à academia, focar nas resoluções de ano-novo e também organizar o orçamento. Para evitar surpresas, o ideal é planejamento e se programar para as contas que já aparecem no início do ano, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No caso do IPTU, pagar à vista pode render desconto de até 20%.
Continua depois da publicidade
Nas principais cidades de Santa Catarina, as prefeituras optaram por definir os índices de reajuste pela inflação acumulada no período. Dessa forma, os aumentos variam entre 9,9% e 10,9%. Itajaí, por exemplo, definiu o reajuste do IPTU em 9,92%, usando como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE acumulado no período. Já em Criciúma, no Sul do Estado, o IPTU foi reajustado com base em outro índice de inflação, também elaborado pelo IBGE. Trata-se do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Com tantos números e descontos, é fundamental ficar de olho nos prazos e vantagens do pagamento à vista. Em Joinville a cota única vence dia 6 de janeiro, com desconto de 10%. O professor de finanças pessoais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Jurandir Sell ressalta a importância do pagamento à vista, porém com uma ressalva:
— Quem tem condições de pagar à vista, o desconto, principalmente do IPTU, compensa. Entretanto, as pessoas só devem fazer esse pagamento se não estiverem com dívidas mais caras, como cheque especial e cartão de crédito.
O especialista defende ainda que é importante ter sempre uma reserva de imprevisto, que consiste em três vezes os gastos mensais. Então, para quem ainda não tem a reserva, às vezes não vale a pena pagar a cota única, porque depois pode ser necessário recorrer a um crédito mais caro, como cheque especial.
Continua depois da publicidade
Já o IPVA, os proprietários de veículos com final de placa 1 têm até 11 de janeiro para pagar a primeira parcela. A previsão da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina é arrecadar R$ 1,56 bilhão com IPVA em 2016. O valor corresponde a quase 10% da arrecadação própria do Estado. Desse total, 50% serão repassados no ato do recolhimento ao município onde o veículo estiver emplacado. Em Santa Catarina, a inadimplência gira em torno de 3%, e as alíquotas do imposto variam entre 1% e 2%, dependendo do tipo de veículo.
Como não há descontos no pagamento à vista do IPVA, Sell reforça que é mais vantajoso pagar parcelado que à vista.
IPVA
Reajuste: Valor 4% menor
Vencimento: Conforme final da placa. Aqueles com placa final 1, podem pagar cota única no último dia de janeiro ou em três vezes, com vencimentos nos dias 10 de janeiro, de fevereiro e de março. Para saber os vencimentos das demais placas, acesse o site www.sef.sc.gov.br
Desconto: Não há descontos em nenhum dos casos.
Emissão: Os proprietários de veículos precisam acessar o site do Detran-SC para emitir as guias de pagamento, já que não são enviados os boletos diretamente aos proprietários.
Continua depois da publicidade
Onde pagar: Imposto pode ser pago no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Sistema Bancoob/Sicoob/Sicredi, Cecred e Sicred. A quitação é um dos requisitos para licenciar o veículo.
IPTU
Florianópolis
Reajuste: 9,93%
Cota única: vencimento 8 de março, com desconto de 20%
Parcelamento: 12 vezes, com desconto de 5%
Enviado pelo correios. Emissão da segunda via no site.