O Corinthians deu um passo importante na Sul-Americana, mas o objetivo principal ainda é escapar do rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro. Com quase 60% de chance de cair para a segunda divisão, o NSC Total mostra qual o atual cenário para o Timão se livrar do corte do fim de ano.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Confira a tabela de classificação do Brasileirão
A probabilidade de 59,2% de chance de rebaixamento é do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A equipe paulista ocupa a 18ª colocação com 25 pontos, dois a menos que o Fluminense, primeiro time fora do Z4.
Continua depois da publicidade
Veja também: Confira fotos de agosto da reforma do Pacaembu
Além disso, outro ponto crítico na situação do Corinthians é que a distância para o Fluzão pode aumentar porque a equipe tem um jogo a menos. Enquanto o Corinthians já jogou nas 26 rodadas que passaram, o Tricolor tem um jogo atrasado contra o Athletico em casa.
Ou seja, a diferença para o Corinthians deixar a zona de rebaixamento pode aumentar para cinco pontos. Esse é um dos fatores para a alta taxa de probabilidade da UFMG. O Fluminense tem 26,9% de chance de queda.
Os cenários para o Corinthians escapar do rebaixamento da Série A
O Corinthians tem mais 36 pontos em disputa nas 12 rodadas que restam na Série A do Campeonato Brasileiro para escapar do rebaixamento da Série A. Para chegar na chamada “pontuação mágica” dos 45 pontos, o Timão precisa somar mais 20.
Continua depois da publicidade
Para isso, a equipe comandada por Ramón Díaz precisa de um aproveitamento de 55,5%. Um cenário para conquistar a pontuação restante seria uma campanha de seis vitórias, dois empates e apenas quatro derrotas. Outro seria de cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas e assim por diante
Levando em conta a atual situação do Brasileirão, isso representa um aproveitamento próximo do que o São Paulo fez, até o momento, com 56% de rendimento. Ou seja, o Corinthians precisa de uma campanha de de G5 para escapar do rebaixamento nas 12 rodadas que restam da Série A. Porém, o atual é de apenas 32%.
Ainda de acordo com o UFMG, os 45 pontos deixa a equipe, no momento, com 2,5% de risco de rebaixamento. A pontuação que garante chance zero de queda é os 50 pontos.
Se for levar em consideração esta linha de corte, o aproveitamento do Corinthians precisa subir para 69,4% nas próximas 12 rodadas, que é maior que o atual líder Botafogo.
Continua depois da publicidade
Porém, vale ressaltar que o quadro pode mudar de acordo com o aproveitamento dos times acima na tabela de classificação. O Fluminense vem apresentando melhora nas últimas rodadas e perdeu apenas duas dos últimos cinco jogos no Brasileirão. Por outro lado, o Criciúma se aproxima do Z4, após perder quatro e empatar um jogo.
Dos jogos que restam para o Timão, sete serão diante da sua torcida e seis fora de casa. Atualmente, o Corinthians é o 12º melhor mandante com uma campanha de quatro vitórias, sete empates e apenas uma derrota, que foi o suficiente para garantir 19 pontos. Por outro lado, é o pior visitante com apenas seis pontos conquistados em 14 partidas.
Veja os jogos que restam para o Corinthians
- Corinthians x Atlético-GO
- São Paulo x Corinthians
- Corinthians x Internacional
- Corinthians x Athletico
- Cuiabá x Corinthians
- Corinthians x Palmeiras
- Vitória x Corinthians
- Corinthians x Cruzeiro
- Corinthians x Vasco
- Criciúma x Corinthians
- Corinthians x Bahia
- Grêmio x Corinthians
Ramón Díaz: ‘Precisamos mudar rapidamente, porque a situação não é fácil’
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.
Continua depois da publicidade