No início do ano, é comum que muitas pessoas busquem adotar uma vida mais saudável, equilibrada e produtiva. Esse período simboliza renovação e novas oportunidades, levando a reflexões sobre bem-estar e qualidade de vida. Pequenas mudanças na rotina podem fazer uma grande diferença, e incorporar bons hábitos pode contribuir significativamente para a saúde a longo prazo.
Continua depois da publicidade
“Cada pequena mudança no dia a dia tem um impacto significativo na saúde ao longo do tempo. Comer melhor, exercitar-se regularmente e valorizar o descanso são pilares que ajudam não apenas a viver mais, mas a viver melhor”, destaca Marco Cantero, médico do Hospital e Maternidade São Luiz Campinas e promotor de saúde.
Bons hábitos para prevenir doenças
As boas práticas são ainda mais importantes quando consideramos as principais doenças associadas ao envelhecimento, como câncer, doenças cardiovasculares (incluindo infarto e acidente vascular cerebral) e o envelhecimento cerebral, como o Alzheimer. “Mesmo quem possui predisposição genética para alterações de colesterol, hipertensão arterial ou diabetes tipo 2, pode retardar o aparecimento dessas condições ao adotar um estilo de vida saudável”, explica Marco Cantero.
Continua depois da publicidade
Ele reforça que, sem bons hábitos, doenças crônicas surgem mais precocemente. “Por exemplo, uma pessoa sedentária e obesa, com predisposição genética para diabetes ou colesterol alto, terá maior risco de sofrer um infarto em idade precoce. Mas, com hábitos saudáveis, essas doenças podem ser adiadas e controladas mais facilmente, com menos remédios e menos complicações”, completa.
O mesmo se aplica ao câncer, cujos fatores de risco incluem má alimentação, cigarro, obesidade e consumo excessivo de álcool. No caso das demências senis, como o Alzheimer, a prevenção passa por estudo contínuo, exercícios físicos e o controle de doenças crônicas.
“Viver longamente e com bem-estar depende de um conjunto de fatores. Embora a genética ainda esteja fora do nosso controle, o estilo de vida saudável, associado ao melhor da medicina preventiva, pode evitar complicações e garantir mais anos de vida com autonomia e qualidade”, resume o médico.
Continua depois da publicidade
Aplicando hábitos saudáveis na rotina
Medidas simples podem ser adotadas no cotidiano, gerando um impacto positivo. “Adotar hábitos saudáveis não é apenas uma escolha para o presente, mas um investimento no futuro. Quanto mais cedo você começar, maiores serão os benefícios para a sua saúde física e mental ao longo dos anos”, explica Marco Cantero.
A seguir, veja 13 dicas para tornar a sua rotina mais saudável e garantir longevidade:
- Coma bem: escolha frutas, verduras e legumes. Reduza as quantidades de sal, açúcar e gordura;
- Faça exercícios: pode ser na academia, no parque ou até subindo escadas no dia a dia;
- Beba água: mantenha-se hidratado ao longo do dia;
- Durma bem: descanse adequadamente para recarregar as energias;
- Cultive boas relações: valorize as pessoas queridas e passe tempo com elas;
- Evite vícios: fique longe de drogas, fumo e álcool em excesso;
- Cuide da sua saúde sexual: pratique sexo seguro e valorize o respeito mútuo;
- Faça check-ups regulares: previna doenças mantendo um acompanhamento médico;
- Aprenda sempre: estimule o cérebro com novos desafios e conhecimentos;
- Planeje seu futuro: estabeleça metas e projetos que o motivem;
- Valorize seu trabalho: encontre propósito no que você faz;
- Desenvolva hobbies: descubra atividades que proporcionem prazer e realização;
- Celebre a vida: cuide do corpo e da mente para aproveitar cada momento.
Pequenas mudanças feitas hoje podem reduzir significativamente os riscos de doenças crônicas e aumentar a qualidade de vida. “Nunca é tarde para começar, mas quanto antes você agir, mais longe poderá ir”, conclui o médico do São Luiz Campinas.
Continua depois da publicidade
Por Samara Meni