Nesta sexta-feira (22), às 14 horas, as chaves da cidade de Florianópolis passam para as mãos do Rei Momo, a majestade da folia, e estará oficialmente iniciado o Carnaval 2019. A entrega ocorre na concentração do 27º Berbigão do Boca, o bloco que tradicionalmente marca a abertura das festas na Capital.
Continua depois da publicidade
A saída do bloco ocorre às 19h na esquina da Rua Deodoro com a Felipe Schmidt. Os bonecos gigantes do Berbigão vão desfilar pela rua Tenente Silveira e pela lateral da Praça XV, chegando no palco montado na praça Fernando Machado. Por ali, as atividades da concentração começam às 12h. A Avenida Paulo Fontes fica fechada até o Mercado Público.
Leonardo Garofallis, um dos diretores do bloco, conta que a expectativa é que no ápice do desfile o Centro da cidade tenha 50 mil pessoas pulando carnaval.
– O novo espaço, na Avenida Paulo Fontes, é mais amplo. Só na nossa estrutura devem ficar 12 a 15 mil pessoas. Contanto com quem estiver no Mercado, deve passar de 20 mil.
Durante toda a tarde ocorrem shows musicais e o tradicional festival gastronômico de receitas com o molusco mais famoso do carnaval da Ilha.
Continua depois da publicidade
Alterações no trânsito
Desde as 22h de quinta-feira a Avenida Paulo Fontes está fechada no sentido Centro-Beira-mar para a montagem da estrutura do Berbigão do Boca. No terminal da cidade e na altura da rua Pedro Ivo, há bloqueio desde a meia-noite. Também está proibido estacionar na via ao longo da Praça XV.
A partir do início do desfile, às 19h, alguns pontos do trânsito na região central terão alterações ao redor da praça. Quem desce pela Arcipreste Paiva precisará virar à direita na Vidal Ramos.
Quem sobe pela rua dos Ilhéus não poderá entrar à esquerda, na Tenente Silveira. Os bloqueios permanecem até a manhã de sábado. A Guarda Municipal de Florianópolis informa que agentes estarão monitorando os pontos de alteração e auxiliando o tráfego.
Ala de rainhas
Este ano, a rainha do Berbigão, Caroline Coelho, vai ter a responsabilidade de desfilar com outras 14 mulheres que já foram destaque como rainha do bloco ou do Carnaval de Florianópolis. A ala das rainhas foi idealizada por Andréia Zaida, bailarina e coreógrafa que foi rainha do Berbigão em 2004.
Continua depois da publicidade
Elas saem pela primeira vez reunidas, e no figurino levam a coroa, já que nunca perderão a majestade, e também a camiseta do bloco, como forma de homenagear o tradicional bloco.
– Foi um desafio reunir estas mulheres guerreiras, mas todas conseguiram um tempo para participar. – conta Andreia, que planeja seguir com a ala nos próximos carnavais e fazer trabalhos sociais junto com o projeto.
As rainhas de várias gerações que vão participar são nomes conhecidos no Carnaval de Florianópolis. Além de Andréia, a ala é formada por:
Bianca Santos
Caroline Mara Maier
Chayeni Cristiny Fraga Bittencourt – Rainha do Carnaval 2016/2017
Elisa Freitas
Gianne Abott
Gilane Costa
Karina Francine Marcelino
Letícia Morgana Corrêa Mello – Rainha em 2014
Lidiane da Costa Matos
Lissah Costa
Lúcia Bregeron
Patrícia Areias – Rainha em 1987
Renata Oliveira
Confira a programação do Berbigão do Boca 2019
12h — Concentração ao lado do Mercado Público, com participação ao vivo no Jornal do Almoço
Continua depois da publicidade
13h — Festival gastronômico com 12 chefs de cozinha disputando o título de melhor "berbigãozeiro" de Santa Catarina
14h — Prefeito Gean Loureiro entrega a chave ao Rei Momo, e estará deflagrada a folia
15h — Shows artísticos, culturais e musicais
19h — Tem início o desfile (bloco)
22h — Retorno ao Mercado Público e encerramento