A greve dos caminhoneiros chega ao décimo dia em meio a incertezas. Após decisões judiciais, houve a liberação de combustível para postos em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí e Chapecó. O comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, afirmou que as rodovias estaduais não têm mais bloqueios a veículos pesados, e que se algum caminhão for obstruído o motorista pode acionar a corporação. Apesar disso, transporte público e escolas ainda têm atendimento parcial por conta das manifestações nesta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
O gás de cozinha, por exemplo, que estava em falta em muitos pontos do Estado, começa a chegar aos poucos, com caminhões escoltados. Porém o presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás (Sinregás-SC), Jorge Magalhães de Oliveira, diz que a quantidade ainda é pequena e os estoques só serão normalizados quando todos os bloqueios terminarem. Segundo a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), os supermercados registram problemas principalmente no segmento de frutas, legumes e verduras, leite, pães industrializados e derivados do leite em geral, mas que aos poucos a situação começa a se normalizar. A Acats informa que mesmo no feriado os supermercados irão funcionar no Estado.
Santa Catarina contabiliza pelo menos 104 trechos com manifestações de caminhoneiros na tarde desta quarta-feira. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), no último boletim das 17h desta quarta, mostrou que havia 267 pontos de bloqueio nas estradas federais do país. SC aparece com 68 pontos, atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 79.
Veja abaixo a situação dos serviços em cada região do Estado:
GRANDE FLORIANÓPOLIS
Continua depois da publicidade
Transporte coletivo: os ônibus retornaram às 11h15min desta quarta e pararam novamente às 14h. Durante a tarde, os trabalhadores realizaram uma assembleia no centro de Florianópolis, onde decidiram retomar a circulação das 17h às 20h. A partir desta quinta-feira (31), as paralisações em apoio aos caminhoneiros encerram, segundo o sindicato. Os ônibus circulam com horário de domingo na quinta, que é feriado, e voltam à normalidade na sexta. O Consórcio Fênix garante já ter combustível para a operação completa mesmo nos dias de semana.
Educação: As aulas na rede municipal de Florianópolis ocorrem normalmente nesta quarta-feira e também na sexta. Porém, na quinta-feira, mesmo com o feriado, 40 unidades de educação, entre escolas e creches, vão abrir para repor aulas perdidas durante a greve dos servidores municipais. Em São José, os colégios municipais suspenderam as aulas. Não haverá aula nas escolas estaduais da Grande Florianópolis nesta quarta e a situação para sexta ainda será avaliada. No ensino superior, a UFSC, a Udesc e os campi de Florianópolis e da Pedra Branca da Unisul estão com as aulas suspensas até o dia 4 de junho.
Combustível: Com a distribuição de 300 mil litros de gasolina em 13 postos na noite de terça, motoristas começaram a abastecer os veículos na manhã desta quarta na Grande Florianópolis. Cerca de 50% dos postos da Grande Florianópolis – num total superior a 100 estabelecimentos – já receberam mais de 1 milhão de litros de gasolina nos últimos dois dias. O balanço foi deito pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), Lurran Nascimento de Souza. A venda continua com limite máximo de R$ 100 por consumidor e está proibida a comercialização em galões.
Supermercados: A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) informou no início da manhã desta quarta-feira que faz um levantamento junto aos associados para entender a situação dos estoques. A expectativa era de que os estabelecimentos estejam começando a receber produtos. Nos mercados ainda há falta de produtos como arroz, feijão, carne, açúcar, verduras, frutas e lácteos, mas projeção da Acats é que situação esteja normalizada em 10 dias. A distribuição na Central de Abastecimento de SC (Ceasa) ainda não está normalizada. Na manhã desta quarta-feira, apenas produtores locais haviam abastecido o local com frutas, verduras e hortaliças. Ceasa e supermercados irão abrir nesta quinta-feira, informou a Acats.
Continua depois da publicidade
Aeroporto: A Floripa Airport recebeu novo carregamento de combustível nesta madrugada e mantém a operação regular do aeroporto de Florianópolis até sexta-feira. Todos os voos estão confirmados, com exceção de três trajetos da Azul que foram cancelados: voo 9055, às 21h45min de quarta-feira para Guarulhos; Voo 4339, às 9h50min de quinta-feira para Porto Alegre; Voo 6964, às 20h20min, de quinta-feira para Guarulhos;
Saúde: O atendimento nas 49 unidade de saúde e nas duas UPAs de Florianópolis ocorre normalmente nesta quarta e na sexta, inclusive para quem tem consultas ou exames agendados. Já as cirurgias eletivas nos hospitais estaduais seguem suspensas. O Hospital Universitário suspendeu atendimentos de consultas, exames e outros procedimentos ambulatoriais até segunda-feira, exceto os de quimioterapia e retornos de pós-operatórios, além de pacientes em diálise ambulatorial.
Coleta de lixo: A coleta normal ocorre em todas as regiões de Florianópolis sem restrições e, conforme a prefeitura, deve seguir assim pelo resto da semana.
Abastecimento de água: Abastecimento está normalizado e não corre riscos por enquanto.
NORTE
Bloqueios: A paralisação dos caminhoneiros permanece em 26 trechos da região Norte. Veja a lista dos locais com manifestação.
Continua depois da publicidade
Combustível: Um comboios com oito caminhões tanque saiu nesta manhã da Transpetro em Guaramirim com destino a Joinville, com escolta até a entrada da cidade. Segundo o Sindipetro-SC, todos os postos do município receberão gasolina.
Supermercado: A Central de Abastecimento (Ceasa) de Joinville, zerou seu estoque de alimentos nesta quarta-feira, já que desde a última quinta-feira não recebe novos carregamentos. Normalmente, o Ceasa de Joinville recebe, por mês, 2,5 milhões de toneladas de produtos. Apenas um dos boxes, comercializa cerca de 30 toneladas de alimentos, por dia. Na quinta-feira, o local estará fechado, já na sexta atendimento vai depender da disponibilidade dos produtos.
Aeroporto: O terminal de Joinville também recebeu combustível e a operação ocorre sem limitações até a sexta-feira.
Educação: As aulas da rede municipal de Joinville serão mantidas até quarta e retornam na próxima segunda-feira, dia 4 de junho. Em São Francisco do Sul as aulas da rede municipal estão suspensas até a próxima segunda-feira. As aulas da rede estadual estão mantidas nesta quarta em Joinville, São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, e ainda não há definição sobre sexta-feira.
Continua depois da publicidade
No ensino superior, não haverá aula na faculdade Ielusc, UFSC em Joinville, Unisociesc e na Faculdade Cenecista de Joinville. Já na Udesc Joinville, há aula normal nesta quarta-feira. Durante esse dois dias, conforme a administração da Udesc, o horário dos alunos que tiverem dificuldade em se locomover será flexibilizado.
Transporte público: Em Joinville, a prefeitura informa que o serviço de transporte está normalizado, mas nos horários fora do período de pico (começo da manhã, meio-dia e fim da tarde) poderão sofrer atrasos nas saídas do terminal.
Saúde: Os serviços nas unidades básicas de saúde continuam normalizados nesta quarta em Joinville, assim como as Unidades de Pronto Atendimentos (PA Norte, Sul e Leste) — as quais priorizam os casos mais urgentes. As cirurgias eletivas do Hospital Municipal São José foram canceladas.
Água: O atendimento segue normalizado no tratamento de água e será realizada contratação emergencial de cloro para tratamento de água.
Continua depois da publicidade
Coleta de lixo: O serviço de coleta de lixo mantém o atendimento normalizado nesta quarta-feira.
VALE DO ITAJAÍ
Transporte Coletivo: Os ônibus da Blumob continuam a operar esta semana das 3h40min às 4h30min, das 6h às 8h, das 11h às 14h, das 17h às 19h, e das 21h30min às 22h45min. Nesta terça-feira a prefeitura de Blumenau e a Blumob conseguiram um carregamento de combustível que devem garantir a operação, com esses horários reduzidos, até terça ou quarta-feira da próxima semana.
Os ônibus de Brusque voltam a circular em horário normal nesta quarta-feira. Horários de ônibus da empresa Coletivo Caturani seguem a programação normal. Já a Viação Verde Vale segue trabalhando com horários reduzidos.
Educação: As aulas estão mantidas na rede municipal de Blumenau. Nas escolas da rede estadual as aulas também estão mantidas, com exceção de três unidades. Brusque e Gaspar têm aulas normais. No ensino superior, a Furb, a Uniasselvi e a UniSociesc cancelaram as aulas nesta quarta.
Saúde: Os ambulatórios gerais (AGs) da Velha, Garcia e Itoupava Central, em Blumenau. atendem até as 22h nesta quarta-feira. As unidades da Escola Agrícola, Badenfurt e Centro funcionam até 21h. As estratégias de saúde da família (ESFs) atendem normalmente.
Continua depois da publicidade
Todas as unidades básicas de saúde funcionam normalmente em Brusque e Rio do Sul, enquanto há prioridade aos atendimentos de urgência e emergência em Gaspar e Itajaí. Em Balneário Camboriú, as unidades de saúde permanecem abertas até as 18h.
Supermercados: Muitos comércios estão limitando a quantidade de produtos por clientes após o desabastecimento de algumas mercadorias nos supermercados de Blumenau.
Água e coleta de lixo: O abastecimento de água segue normal nos próximos dias. O mesmo acontece com a coleta de lixo, tanto a seletiva quanto a convencional.
Combustível: Postos de Blumenau podem voltar a ter combustíveis na tarde desta quarta-feira. O Sinpeb deve orientar os postos a nesse primeiro dia limitar a venda a R$ 100 por automóvel. A decisão, no entanto, deve caber aos postos. Em Gaspar, um acordo entre o sindicato e o Procon definiu esse limite para abastecimento no momento da retomada das vendas nos postos.
Continua depois da publicidade
LITORAL NORTE
Educação: Aulas estão mantidas com o fornecimento de merendas escolares em Itajaí nesta quarta-feira. Em Balneário Camboriú, as aulas na rede municipal foram canceladas. Nas escolas estaduais, quatro colégios de Itajaí e um de Balneário Camboriú suspenderam as atividades. A Univali confirmou que só retoma as aulas na próxima segunda-feira, 4 de junho.
Aeroporto: O terminal de Navegantes também recebeu combustível e a operação ocorre sem limitações até a sexta-feira.
Transporte coletivo: O serviço também continua normalizado em Itajaí. Já em Balneário Camboriú, a empresa responsável pelo serviço conseguiu combustível e segue com horário de domingo ao longo desta semana.
Saúde: Em Itajaí, as cirurgias eletivas e consultas estão suspensas nos hospitais e serão priorizados atendimentos de urgência e emergência. As unidades de saúde estarão abertas em horário normal. Já em Balneário Camboriú as unidades de saúde permanecem abertas até as 18h. O Hospital Ruth Cardoso cancelou as cirurgias eletivas, com prioridade para atendimentos de urgência e emergência.
Continua depois da publicidade
Água e coleta de lixo: O abastecimento de água está operando normalmente em Itajaí e a coleta de lixo está mantida até quarta-feira. Em Balneário Camboriú, o fornecimento de de água e coleta de lixo também seguem normalmente nesta quarta, mas há um alerta que o serviço pode ser reduzido caso a greve seja mantida.
Combustível: Os postos começaram da região começaram a receber combustível na madrugada desta quarta-feira. Há previsão de que os moradores possam abastecer nas próximas horas.
SUL
Educação: As unidades municipais de ensino de Criciúma e Içara tem aulas normais nesta quarta. A suspensão ocorre em Laguna, Tubarão, Braço do Norte, Lauro Müller e Maracajá. Na rede estadual, ao menos 59 escolas da rede estadual no Sul estão com as aulas suspensas, sendo 22 na região de Criciúma, 15 em Araranguá, 13 em Tubarão e 9 em Laguna. UFSC, Unesc, Satc, Unisul e Esucri seguem com as aulas suspensas.
Saúde: Os principais hospitais da região estão atendendo apenas no pronto-socorro e pacientes já internados. As cirurgias eletivas foram adiadas, seguindo orientação da Secretaria de Estado de Saúde.
Continua depois da publicidade
Transporte público: Os ônibus em Criciúma continuam em horário reduzido, circulando entre 6h30 e 8h30; 11h30 e 13h30; 16h30 e 19h na quarta e na sexta. No terminal central as linhas interbairros e amarelinho saí às 22h45min. Já nos terminais Pinheirinho e Próspera o amarelinho sai 22h30min e o interbairros às 23h. Na quinta-feira, durante o feriado, não haverá transporte coletivo.
Combustível: Houve acordo para a liberação de combustível para os postos de Criciúma e Araranguá. Entretanto, os veículos ainda estavam retidos nos bloqueios na manhã desta quarta-feira. Sem avanços, não há previsão para a chegada de combustível e outros itens para a população nos 27 municípios que compõem as regiões de Criciúma e Araranguá, no Extremo Sul.
OESTE
Transporte público: Os ônibus de Chapecó voltaram a operar normalmente depois do meio-dia desta quarta-feira. Da mesma forma, o transporte escolar faz as viagens sem restrições.
Combustível: A região Oeste do Estado começou a ser reabastecida no meio da manhã de quarta. Um posto na avenida Getúlio Vargas, em Chapecó, que estava sem gasolina desde quinta-feira passada, foi um dos primeiros a receber um caminhão. O veículo conseguiu sair de barreiras em Xanxerê e forneceu combustível suficiente para abastecer entre 550 e 600 carros. As filas no posto começaram por volta de 7h20min e se estendem por toda a avenida.
Continua depois da publicidade
Educação: As aulas e alimentação operam com normalidade em Chapecó, além de faltas justificadas para os alunos que não conseguirem chegar às escolas. No ensino superior, as aulas e as atividades acadêmicas da Unochapecó seguem suspensas nesta quarta-feira. Na Unoesc as aulas da graduação e pós-graduação foram canceladas pelo resto da semana. As atividades administrativas, entretanto, seguem normalmente.
Coleta de lixo: Não irá sofrer alterações até a sexta-feira.
Saúde: Os serviços nas unidades de saúde de Chapecó operam com normalidade nesta quarta. A Farmácia Central segue com atendimento apesar da falta de alguns medicamento.
Aeroporto: Opera com normalidade após o terminal receber combustível.
SERRA
Educação: As aulas estão suspensas em todas as escolas municipais e estaduais da região. A medida vale para Lages, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema. O cancelamento ocorre devido a falta de combustível e alimentação nas unidades.
Saúde: Uma operação especial da Defesa Civil de Lages viabilizou o transporte de uma carga de 1,5 mil quilos de gás de cozinha para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, que deve manter a normalidade por uma semana.
Continua depois da publicidade
Transporte coletivo: Nesta quarta-feira o serviço em Lages opera com algumas restrições. Nos períodos de pico haverá transporte normal, e nos demais haverá ônibus de hora em hora. Já sobre os horário da Festa do Pinhão, estão mantidos os horário de meia em meia hora até meia-noite.
Combustível: Os caminhões saíram em direção a postos de Lages na tarde desta quara-feira, escoltados por policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar em Lages. Cargas saíram da Idasa. A distribuição busca fazer trazer a população de volta à rotina.
Coleta de lixo: O serviço também deve operar sem restrições até quarta-feira.
Festa do Pinhão: O evento está ocorrendo normalmente, de acordo com a organização. As atrações nacionais seguem confirmadas para os próximos dias, com risco apenas de atraso no horário dos shows.
Leia Mais
Transporte público de Florianópolis será normalizado a partir desta quinta, diz sindicato
Postos de Blumenau devem ter combustível na tarde desta quarta-feira, afirma sindicato
Confira o que abre e fecha em Joinville no feriado de Corpus Christi
