Confira como foi o clima do primeiro final de semana de competições no Parque Olímpico
Continua depois da publicidade
O futebol feminino de Marta e companhia garantiu a classificação antecipada para as quartas de final. Já no masculino, o empate de domingo em 0 a 0 contra o Iraque dificultou as coisas para a Seleção Brasileira, que precisa de uma vitória sobre a Dinamarca para continuar sonhando com a inédita medalha de ouro olímpica.
Vitória do handebol brasileiro. No masculino, o Brasil derrotou a Polônia e venceu pela primeira vez um adversário europeu em uma Olimpíada. Já as meninas ganharam da Noruega, na estreia, e nesta segunda-feira enfrentam a Romênia, às 16h40min.
No vôlei o Brasil venceu no masculino e no feminino e no vôlei de praia a única derrota das duplas brasileiras foi de Evandro Gonçalves e Pedro Solberg, que não passaram pela dupla cubana na estreia. No basquete o Brasil também perdeu os primeiros jogos na Olimpíada, no feminino para a Austrália e no masculino para a Lituânia.
Continua depois da publicidade
O americano Michael Phelps conquistou a 23ª medalha, ouro no revezamento 4 x 100 e se torna o maior nadador olímpico da história. Ainda nas piscinas, o final de semana foi de quebra de recordes mundiais tanto no masculino quanto no feminino.
Destaques
As meninas do rúgbi do Brasil não avançaram para a fase seguinte, mas podem garantir uma vaga na Série Mundial de Sevens Feminina, um grande resultado para o esporte. Na esgrima, Guilherme Toldo conseguiu o melhor resultado de um esgrimista brasileiro na história da Olimpíada, chegando as quartas de final. E no tênis de mesa o jovem Hugo Calderano, de 20 anos, foi até as oitavas de final e igualou a marca de Hugo Hoyama, que tinha sido o melhor resultado do país em jogos olímpicos.
Zebras e acidentes
No tênis aconteceram algumas zebras. O sérvio Djokovic foi derrotado na estreia argentino Juan Martin Del Potro. A dupla brasileira Bellucci e Sá venceu os irmãos Murray, da Grã-Bretanha, por 2 sets a 0. As irmãs americanas Williams perderam na estreia para as tchecas Lucie Safarova e Barbora Strycova e também deram adeus a competição.
Continua depois da publicidade
Os lances mais dolorosos aconteceram na ginástica artística e no ciclismo de estrada. O ginasta francês Samir Ait Said teve uma dupla fratura exposta após saltar se apresentar no salto sobre cavalo. Ele passou por cirurgia e se recupera bem. O outro acidente aconteceu com a ciclista holandesa Annemiek van Vleuten. Ela sofreu uma queda grave quando liderava a prova de ciclismo de estrada a 10 km do fim. Annemiek teve uma concussão e três pequenas fraturas na coluna vertebral, mas passa bem.