O remake da novela Renascer apresenta no capítulo 40, que vai ao ar nesta nesta quinta-feira (6), o casamento de Ritinha e Damião. A ideia do matrimônio não foi bem aceita pela mãe da Ritinha, Inácia, que não participa da cerimônia. Enquanto isso, Chico, o pai, é convencido quando Damião revela quem o contratou para assassinar José Inocêncio como condição para seguir com o casamento. Continue a leitura para ver como foi esse casamento e compare a cena com a versão original de Renascer, exibida em 1993.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Casamento de Ritinha e Damião em remake de Renascer
Como foi enredo do casamento de Ritinha e Damião
Remake de Renascer
Na versão atual de Renascer, Ritinha é filha de Chico e Inácia e ambos a “protegem” do mundo. Assim, quando ela afirma que quer casar com Damião, os pais não gostam nenhum pouco da ideia. Enquanto Chico não quer que ela se case porque não confia no pretendente, Inácia não quer que a filha tenha o mesmo destino que o seu: se casar com um ex-matador.
Continua depois da publicidade
Esse enredo é explorado durante o casamento, já que Inácia segue não aprovando o matrimônio e se recusa a participar da cerimônia. Ao contrário da esposa, Chico não se opõe a essa união por muito tempo. A virada de chave acontece quando Damião propõe contar quem foi que o contratou para matar José Inocêncio em troca da permissão de Chico.
O acordo é firmado e o casamento é oficializado por Padre Santo, com José Inocêncio, Deocleciano, Mariana e Morena como padrinhos e madrinhas. Logo após a cerimônia, Chico sai em busca do mandante, mas passa tem um mal súbito e morre no caminho. Com isso, Inácia passa a viver na casa de José Inocêncio.
Renascer de 1993
Já na versão original de Renascer, o enrede do casamento de Ritinha e Damião tem alguns pontos diferentes. Primeiro, Chico e Inácia não são um casal e Ritinha é filha apenas dele, que é funcionário de José Inocêncio.
Continua depois da publicidade
Quando o fazendeiro confronta Damião e descobre que ele, de fato, apareceu em suas terras para matá-lo, ouve do homem que ele desistiu de cumprir com o serviço, mas só vai entregar sua arma se puder se casar com Ritinha. Assim, José Inocêncio procura Chico para intermediar a união. Só que o pai de Ritinha não aceita ver ela casada com outro homem que não seja João Pedro, quem considera o genro “dos sonhos”.
Nesse impasse, Ritinha leva Damião para conversar pessoalmente com Chico e a cena se desenrola com uma tensão no ar: “Não quero ouvir mais nada, isso tem cheiro de morte[…] Ele veio aqui para matar nosso patrão, que é que nem um pai para nós”, afirma Chico.
Damião responde: “Mas eu não vou fazer mais isso não, seu Chico”. Em seguida, Chico insiste: “Então me conte: quem foi que lhe mandou?”
Continua depois da publicidade
A conversa segue e o ex-matador se recusa novamente a entregar um nome: “Não posso dizer. O senhor me desculpe, sinceramente. Só lhe digo, seu Chico, que quero me casar com tua menina e viver com ela aqui. E como sei que vosmecê tá sozinho nesse mundo, eu estou disposto a morar aqui mais Ritinha, seu Chico, pra não deixar que lhe falte mais nada nesta vida”, complementa Damião.
Após pensar um pouco, o pai de Ritinha insiste novamente: “Vamos fazer um trato!” […] “Vosmecê casa com minha filha, com minha benção, mas vai me dizer o nome do sujeito que lhe mandou, que é pra mim ir atrás dele!”
Apesar do apelo de Ritinha, Damião não cede e finaliza a conversa: “Me admira muito sua coragem, seu Chico… E numa idade dessas, mas eu não vou lhe dizer não. Te faço uma promessa, seu Chico, e pode confiar em minha palavra. Atrás d’eu não vai vir mais ninguém para poder atocaiar seu José Inocêncio…. Ou então, seu Chico, eu não me chamo Damião.”
Continua depois da publicidade
As próximas cenas desse núcleo já acontecem dentro da igreja, com o casamento em andamento. A novela deixa subentendido que Damião falou o nome de seu contratante para o pai de Ritinha. Porque, assim que os noivos trocam alianças, Chico se levanta e fala a plenos pulmões: “Agora eu vou buscar o filho duma égua que…” e antes que conseguisse terminar a frase, tem um mal súbito. Momentos depois, morre.
Casamento de Ritinha e Damião em Renascer de 1993
Leia também
Conheça o novo elenco de Renascer e compare com a versão original
“Chá da verdade” servido a Damião salva José Inocêncio da morte em Renascer
Continua depois da publicidade