Circulam na internet imagens de como eram e como estão as ruas diante do risco de colapso da mina em Maceió, considerado o maior desastre ambiental urbano em curso no Brasil. De acordo com a Defesa Civil, o local permanece em alerta máximo. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A região afetada equivale a 20% do território da capital alagoana e já afundou 1,70 metros. Segundo a Defesa Civil, a velocidade em que a terra cedia na região da mina da Braskem, no bairro do Mutange, era medida em milímetros por ano, mas agora a medida passou a centímetros por hora, o que aumenta significativamente o risco.

O que é sal-gema e por que sua extração em mina de Maceió está afundando o solo

O problema das minas em Maceió veio à tona em 2018, quando começaram a aparecer as primeiras rachaduras em casas e ruas. Desde então, 14 mil imóveis foram desocupados em cinco bairros da cidade, afetando 55 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

Defesa Civil mantém alerta máximo para risco de colapso de mina em Maceió

O bairro Mutange, onde fica a mina em risco de colapso, já havia sido evacuado completamente desde que o problema começou. Bairros vizinhos (Bom Parto, Bebedouro, Pinheiro e Farol) também foram evacuados, mas não completamente. Mesmo que algumas famílias continuassem ali, muitos saíram voluntariamente. Um hospital também transferiu todos os pacientes. 

Confira as fotos do antes e depois das cidades de Maceió 

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Leia mais

O que é sal-gema e por que sua extração em mina de Maceió está afundando o solo

Cidade do nordeste brasileiro está afundando? Risco de cratera força evacuação de hospital

Tragédia da Braskem em Maceió cria bairros fantasmas e ruas inteiras “desaparecem”

As cidades que já afundaram ou desapareceram na história do mundo