Com o objetivo de reavivar, modernizar e tornar a Vidal Ramos uma rua “modelo” de replicação em outros espaços do Centro de Florianópolis, a associação de lojistas e comerciantes apresentou para a Prefeitura, na última semana, um projeto de revitalização da via e também da Escadaria do Rosário, áreas com grande circulação de pessoas e importantes para a economia e turismo locais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Comerciante há mais de 30 anos na Vidal Ramos, a lojista Rose Macedo Coelho, de 60 anos, desenvolveu o atual projeto ao longo dos últimos quatro anos e acredita que uma nova revitalização pode “reavivar” o local, atraindo maior movimentação de pessoas e impulsionando as vendas do “coração da cidade”.
— Apesar de continuar tão charmosa quanto sempre foi, a Vidal está depreciada. Reavivar tudo isso pode incentivar que as outras ruas desenvolvam um projeto igual ou semelhante — destaca a empresária, que busca apoio financeiro do município e afirma já ter todas as licenças e aprovações necessárias pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), que exigiu adequações como limite de mesas nas calçadas, bicicletário na rua, vagas para idosos e deficientes e manutenção da passagem de carros.
Já em relação à Escadaria do Rosário, também no Centro da Capital, o objetivo seria homenagear e fazer um resgate da cultura negra do patrimônio histórico, contando, ao longo das 50 faixas de espelho da escadaria, a história da população escrava e afrodescendente.
Continua depois da publicidade
— Será uma homenagem aos escravos, que tanto contribuíram para a economia local e construíram, inclusive, a igreja Nossa Senhora do Rosário — afirma Rose, alegando que o projeto prevê uma estética africana para o mosaico artístico e que o objetivo é tornar a escadaria “mais uma atração turística” da cidade.
Casa de Vidal Ramos com risco de desabamento deve ser preservada em Florianópolis, decide MP
Segundo a Prefeitura, os próximos meses serão de conversa e planejamento de uma possível concretização do projeto. Com a chegada de final do ano e do Natal, as ações de execução ficariam para o ano que vem.
Veja imagens da Vidal Ramos e como ficará com o projeto de revitalização
Veja imagens da Escadaria do Rosário e como ficará com a revitalização
Continua depois da publicidade
O que diz a Prefeitura
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (SMIT), a reunião com os lojistas da Vidal Ramos é um importante passo para a Prefeitura de Florianópolis “sempre manter o Centro da Capital vivo e com ações de potencialização”.
Bairro de SC com metro quadrado mais caro que Balneário Camboriú tem mansões milionárias à venda
— Ficou acordado que a gente vai desenvolver um orçamento global de todos esses investimentos necessários, sejam eles públicos ou privados, ver quais alternativas nós temos para concretizar o projeto, que está muito bonito, muito moderno — destacou Rafael Hane, Secretário do SMIT.
— A gente também vai buscar padronizar o projeto com o mobiliário urbano da cidade e com relação a outros critérios de acessibilidade — afirmou, ressaltando que a Vidal Ramos pode se tornar mais um local em pauta de revitalização no Centro Histórico da cidade, depois de trabalhos no entorno da Praça XV, no Largo da Alfândega, de manutenções constantes no Mercado Público e demais espaços urbanos.
Nova revitalização após sucesso internacional
Rose Macedo Coelho possui duas lojas na Vidal Ramos e participou do primeiro projeto de revitalização da rua, há mais de dez anos, que acabou se tornando referência nacional e internacional para espaços públicos. Apesar de “no fundo, querer que o mesmo projeto se repita”, ela afirma que a originalidade e inovação da nova proposta podem ser um diferencial para atrair calor humano e tornar o espaço ainda mais agradável para o público, com um novo conceito.
Continua depois da publicidade
— Vejo, não só eu, como todos os lojistas do entorno, que o comércio e o movimento depois da pandemia não voltaram como eram. Temos agora, além dos shoppings, a concorrência com vendas on-line — destaca, ressaltando ainda que cinco lojas estão fechadas na rua.
Centro Histórico de Florianópolis: o que está feito e o que falta concluir na revitalização
A reunião da comissão de lojistas da Vidal Ramos com a Prefeitura de Florianópolis aconteceu na última sexta-feira (22). Participaram também representantes da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), do Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Leia também
Guia revela os melhores restaurantes em Florianópolis
Loja de doces gaúchos tradicionais fecha as portas em Florianópolis
Quais são as 60 rodovias de SC com obras previstas em pacote bilionário