Há 70 anos, a Avenida Atlântica não passava de um acesso de terra ao mar da cidade que ainda era Camboriú. As fotos com carros são da década de 1950 e a outra de 1940. Todas mostram a Praia Central e a Atlântica. A avenida foi construída no governo do prefeito Higino João Pio, que ficou no cargo até 1969. O charme do logradouro hoje está no calçadão que acompanha toda a orla. Tem um belo projeto paisagístico, com muitos quiosques. Próprio para caminhadas, um bate-papo com amigos ou até dividir um bom chimarrão.

Continua depois da publicidade

Na época da construção da Avenida Atlântica, foi preciso instalar um muro de arrimo numa extensão de 6,3 quilômetros, permitindo arborizar e iluminar a via. Quem lembra esta história é Marlon Iron da Silva, coordenador da Fundação Cultural de Balneário Camboriú – Arquivo Histórico.

Continua depois da publicidade

Verão na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, na década de 1950

Foto: Arquivo Histórico de Balneário Camboriú / Divulgação

Ele conta que outro aspecto importante é que na avenida foram construídos alguns dos mais antigos hotéis do município, como o Strand Hotel (Hotel do Jacó), na esquina com a Avenida Central, hoje conhecido como Hotel Miramar; o Marambaia Cassino Hotel; o Hotel Camboriú e o Hotel Fischer. Esses dois últimos não existem mais.

Marlon Iron da Silva é coordenador da Fundação Cultural de Balneário Camboriú – Arquivo Histórico