Para ajudar consumidores e clientes que estão sendo afetados pela greve dos bancários, que começou nesta quinta-feira, a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) disponibilizou um guia dos serviços bancários que podem ser acessados em plataformas alternativas. Veja abaixo algumas dicas e tire suas dúvidas:
Continua depois da publicidade
Leia também: como ficam os serviços bancários e dos Correios com as paralisações
Continua depois da publicidade
As contas de água, luz, telefone, gás, Internet, financiamentos, impostos e títulos de cobrança em geral, que estão dentro do prazo, podem ser pagas pela Internet, pelo caixa eletrônico ou rede 24 horas, pelo aplicativo do banco no celular, pelo correspondente e também pelo telefone do banco.
Como pago contas vencidas?
Para contas de luz, água, telefone e gás faça o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco. Você pode usar a Internet, o telefone (call Center), o aplicativo do banco no seu celular, os caixas eletrônicos e os correspondentes. As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.
Títulos de cobrança (condomínio, escola, academia, financiamentos)
Peça ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou faça o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA). O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento eletronicamente. Para usar esse serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na instituição financeira na qual tem conta.
O DDA também permite o pagamento de boletos vencidos, a própria ferramenta já contabiliza as multas e juros, podendo, desta forma, ser paga pelos canais eletrônicos do banco, sem precisar que o cliente saque o dinheiro para pagar o boleto vencido no banco emitente da cobrança.
Continua depois da publicidade
Meu boleto é do banco e a agência está fechada, como faço?
Identifique o banco responsável pela conta no boleto de cobrança. No próprio site dos bancos é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas. Acesse o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida, insira a numeração do código de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para pagamento. Com o boleto atualizado, você consegue pagá-lo pelos canais alternativos do banco (Internet, telefone, aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e correspondentes).