Liberdade para as ideias que odiamos

Anthony Lewis

Aracati (2011)

248 páginas

A liberdade de expressão é um dos temas mais caros ao Fronteiras do Pensamento – sem ela, afinal de contas, não haveria como criar uma programação com conferencistas com ideias tão distintas. Em Liberdade para as ideias que odiamos, o pesquisador Anthony Lewis conta como nasceu e se desenvolveu a primeira emenda à Constituição Americana, aquela que diz “O Congresso não fará nenhuma lei […] que restrinja a liberdade de expressão ou da imprensa”. O debate em torno do que essas palavras de fato significam – e quais são os limites para essa proteção – mobiliza jornalistas, juízes e parlamentares desde que elas passaram a fazer parte do texto constitucional, em 1791. Um debate ainda – e cada vez mais – atual.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Felicidade

Eduardo Giannetti

Companhia das Letras (2002)

232 páginas

O economista brasileiro Eduardo Giannetti, também um brilhante historiador das ideias, apresenta neste livro um panorama do Iluminismo e suas promessas de felicidade – que viria por meio do conhecimento e do desenvolvimento da técnica e das artes. As ideias iluministas são debatidas em forma de diálogo entre quatro amigos que integram um grupo de estudos. O formato criativo, a fluência do texto e o amplo domínio de Giannetti sobre o tema fazem de Felicidade uma leitura essencial e ao mesmo tempo agradável, um passeio pelas ideias de pensadores que ainda hoje nos influenciam.

A civilização do espetáculo

Mario Vargas Llosa

Objetiva (2013)

208 páginas

Neste livro provocativo, o Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa denuncia a banalização da cultura, a generalização da frivolidade e a proliferação do jornalismo da bisbilhotice e do escândalo. Para ele, essas são consequências do esvaziamento do próprio conceito de cultura, que estaria prestes a desaparecer. Afinal, quando tudo pode ser considerado cultura, nada o é. Também a figura do intelectual corre risco, escanteado do debate público e substituído pelas celebridades da televisão.

Poesia e polícia

Robert Darnton

Companhia das Letras (2014)

224 páginas

Recém-lançado no Brasil, o novo livro do historiador Robert Darnton tem como subtítulo “Redes de comunicação na Paris do século 18”. O tema de Darnton é a disseminação de poemas de protesto, copiados em papel ou transformados em música, que se espalhavam pelas ruas e ajudavam a construir o que chamamos hoje de opinião pública. O livro nos mostra que “viralizar” uma mensagem não é algo que tenha surgido com a internet, como muita gente parece acreditar. Diz Darnton: “A informação permeou toda ordem social desde que os seres humanos aprenderam a trocar sinais. As maravilhas da tecnologia da comunicação no presente criaram uma falsa consciência acerca do passado”.

Pensar: o contemporâneo, a filosofia e a cultura

A série Fronteiras do Pensamento pretende contribuir para uma reflexão aberta e variada sobre alguns dos temas mais urgentes e instigantes deste começo de século XXI: as revoluções morais, os movimentos sociais em rede, o papel da religião no mundo de hoje, as transformações e os desafios que a internet nos apresenta e a complexidade e a amplitude do debate filosófico e cultural da atualidade. Organizados por Cassiano Elek Machado (Pensar a Cultura, primeiro volume), Eduardo Wolf (Pensar a Filosofia, segundo volume) e Fernando Schüler e Eduardo Wolf (Pensar o Contemporâneo, terceiro volume), trazem artigos, ensaios e entrevistas com grandes nomes que já passaram pelo palco do Fronteiras.

Continua depois da publicidade

*Jornalista e editor da Arquipélago Editorial

SERVIÇO

Fronteiras do Pensamento 2014

Ciclo de conferências terá oito encontros entre maio e novembro

Programe-se:

> O Fronteiras do Pensamento 2014 terá oito conferências no Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110), em Porto Alegre.

> As vagas para cada uma delas são limitadas.

> O pacote para toda a temporada 2014 custa R$ 1.424 (parcelados em até 5x sem juros nos cartões de crédito). Não serão vendidos ingressos para uma única conferência.

> Os ingressos podem ser adquiridos no portal www.fronteiras.com ou nos seguintes nos pontos de venda: nas livrarias Palavraria (Vasco da Gama, 165) e Bamboletras (Lima e Silva, 776, loja 3), no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698) e na My Ticket Moinhos (Padre Chagas, 327, loja 6).

> Alunos de edições anteriores do Fronteiras e médicos cooperados da Unimed Porto Alegre têm desconto, bem como professores da UFRGS, da PUCRS e beneficiários legais de meia entrada.

Continua depois da publicidade

> Junto às tradicionais temporadas em Porto Alegre e em São Paulo, o Fronteiras também terá séries especiais em Florianópolis e Salvador. Informações no portal www.fronteiras.com ou na Central de Relacionamento do Fronteiras, pelo fone (51) 3019-2326.

?