Utilizar videoaulas para estudar é prática comum entre os concurseiros, e sites com esse tipo de material são cada vez mais comuns. Mas para obter sucesso adotando o método é preciso ter cuidado ao escolher a fonte, além de manter um bom roteiro de estudos e muita disciplina.
Continua depois da publicidade
Segundo Juliano Colombo, professor do curso Verbo Jurídico, as aulas online são importantes para democratizar o acesso à educação:
– Elas facilitam a vida não só de quem tem um tempo escasso para frequentar um curso preparatório, como também conseguem chegar a lugares com poucas opções de transporte, onde as pessoas não podem se deslocar. Mas, para ser bem-sucedido, o candidato precisa ser muito disciplinado, como se estivesse em uma aula presencial.
Na avaliação do coach de concursos Alessandro Marques, uma boa videoaula é suficiente para suprir as necessidades dos concurseiros, tornando dispensável frequentar um curso tradicional:
Continua depois da publicidade
– O diferencial das aulas presenciais é o contato direto com o professor e os colegas. É um evento social. O aluno conversa com pessoas que estão passando pela mesma situação de desejar ser aprovado em um concurso. Mas em termos de didática e aprofundamento de conteúdo, as videoaulas não perdem em nada para as convencionais.
Especialistas dão dicas de estudos para quem vai enfrentar concursos públicos
Dois órgãos públicos federais pedem abertura de quase 6 mil vagas no país
Para quem está pensando em aderir às aulas online, o coach Alessandro e o professor Juliano dão sugestões para um estudo eficaz. Confira:
Dicas para estudar
– Monte um roteiro. Escreva em um papel quantas horas você terá para se dedicar aos estudos a cada dia da semana. Compartilhe esses horários com as pessoas próximas, para que elas não lhe interrompam. Desligue os celulares e esqueça as redes sociais. Foco é a palavra-chave.
Continua depois da publicidade
– Não tenha pressa em avançar no conteúdo. Uma das vantagens dessas ferramentas é a possibilidade de pausar a explicação do professor e voltar o vídeo até que você entenda o que está sendo dito.
– Separe cadernos para cada matéria que você precisa estudar e faça anotações durante as videoaulas. Elas vão facilitar as revisões de conteúdo.
– Após as aulas, tenha contato com o material escrito para um aprofundamento dos estudos, já que os vídeos apresentam uma introdução básica dos assuntos. Faça exercícios para fixar o conteúdo visto.
Continua depois da publicidade
– Se você é um concurseiro iniciante, procure organizar seu tempo para estudar, em média, duas matérias durante a semana. Isso vai fazer com que seja possível dedicar uma carga horária maior para cada uma. Vinte horas de dedicação semanais é o mínimo recomendado para quem deseja passar em um concurso.
– Antes de comprar uma videoaula, busque referências do site com amigos e professores e em fóruns de concurseiros espalhados pela internet.
– Não estude simultaneamente para concursos de áreas diferentes. Isso evita que você precise se dedicar a muitas matérias.
Continua depois da publicidade
*Zero Hora