O debate do segundo turno das Eleições 2022 entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na TV Globo acontecerá na próxima sexta-feira, dia 28 de outubro. O programa vai ao ar, ao vivo, a partir das 21h30min e será mediado por William Bonner. A transmissão também será feita pelo g1, GloboNews e no Globoplay.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Os candidatos à Presidência da República disputam o segundo turno no domingo (30), dois dias depois do embate na emissora. O debate será realizado nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. As informações são do g1.
O programa terá quatro blocos e as regras foram aprovadas pelas assessorias dos dois políticos. Uma das características principais do debate será o uso do tempo, que poderá ser utilizado livremente em todos os blocos.
TSE julga neste sábado pacote de direitos de resposta de Lula contra Bolsonaro
Continua depois da publicidade
Banco de minutos
Lula e Bolsonaro terão que administrar o próprio tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O tempo poderá ser usado e dividido como cada candidato preferir, mas não poderá ser reservado de um bloco para o outro.
No primeiro bloco, cada um dos presidenciáveis terá 15 minutos de fala. Se o candidato fizer a primeira pergunta em 1 minuto, terá os 14 minutos restantes para fazer a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.
Quatro Blocos
O debate será dividido em quatro blocos, sendo dois com temas livres e outros dois com temas determinados.
Apenas 3 das 20 maiores cidades de SC terão ônibus de graça no 2º turno das Eleições
O primeiro bloco terá 30 minutos com tema livre. Cada candidato terá 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
Continua depois da publicidade
Já no segundo bloco, serão 20 minutos de debate com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidato poderá escolher um tema que foi definido pelo Jornalismo da Globo. Lula e Bolsonaro terão 5 minutos de fala para cada uma das rodadas.
A terceira parte do programa será igual à primeira. Tema livre com duração de 30 minutos. Cada candidato terá 15 minutos de fala.
O último e quarto bloco será de mais duas rodadas de 10 minutos com temas definidos, sendo que os candidatos terão a palavra por 5 minutos em cada rodada. Ao fim do debate, Lula e Bolsonaro também terão direito a 1 minuto e 30 segundos cada para considerações finais.
Recusa de eleitores a responder pesquisa influenciou levantamentos, alega especialista
A ordem de quem começará questionando e quem começará respondendo em cada bloco foi definida em sorteio.
Continua depois da publicidade
Direito de resposta
Caso um candidato sofra uma ofensa pessoal do adversário, ele pode pedir direito de resposta. A solicitação deve ser feita em silêncio, com o presidenciável levantando a mão para o mediador.
A soliticação será analisada pela produção do debate. Caso o direito de resposta seja concedido, o candidato terá um minuto para responder às ofensas.
Saiba tudo sobre o segundo turno das Eleições 2022 no vídeo:
Leia também
Combate às mentiras nas Eleições 2022 foi um fracasso
Bolsonaro gasta R$ 600 mil com anúncios no Google e YouTube em dia de Lula no Flow
Guerra contra abstenção tem feriado adiado, transporte gratuito e aliados mobilizados