As aulas retornam nas escolas das redes municipais do Sul do Estado a partir desta segunda-feira (10), assim como na rede estadual. Em Criciúma, a maior rede de ensino da região, mais de 20 mil estudantes irão para a sala de aula no primeiro dia do ano letivo de 2025. Tubarão inicia no mesmo dia, já Araranguá volta na terça-feira (11).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Em alguns municípios deve ser realizada a distribuição de kits de materiais escolares. Além disso, existem campanhas de entrega de uniformes para as crianças e adolescentes da região. O ano letivo deve ser encerrado em dezembro em todas as escolas.
Criciúma
As aulas na rede Municipal de Ensino de Criciúma retornam neste dia 10. São ao todo 62 unidades de ensino, que contam com aproximadamente 22 mil estudantes. Destas, 11 são voltadas à Educação Infantil, já as outras 51 unidades atendem Anos Iniciais, Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Neste ano, de acordo com a secretaria de Educação, a prefeitura do município distribuirá kits de uniforme escolar para os alunos da rede. O conjunto será composto por três camisetas, uma bermuda, uma calça, um shorts-saia para a educação infantil, duas meias e um par de tênis.
Continua depois da publicidade
Entre as maiores escolas do município, estão a EMEB Jorge da Cunha Carneiro, com 834 estudantes, e a EMEB Paulo Petruzzellis, que atende 1.838 crianças e adolescentes em tempo integral, abrangendo desde a Educação Infantil até os Anos Finais.
Já a Educação de Jovens e Adultos (EJA) segue sendo ofertada nas unidades EMEB Paulo Petruzzellis, EMEB Profª Lili Coelho e EMEB Rubens de Arruda Ramos, que, além do ensino regular, possui oferta de ensino profissionalizante.
Tubarão
Em Tubarão as aulas também voltam nesta segunda-feira (10) em 14 escolas municipais (EMEBs) e 29 Centros de Educação Infantil (CEIs). Segundo dados da secretaria de Educação, para este ano estão matriculados aproximadamente 2.720 alunos nas EMEBs e 3.215 nos CEIs.
A prefeitura estuda ainda a possibilidade de distribuição de uniformes, mas ainda não há um orçamento específico.
Continua depois da publicidade
Araranguá
Aproximadamente 6 mil alunos irão às salas de aula em Araranguá na terça-feira (11). Ao todo são 46 unidades escolares municipais, contando com 29 CEIs e 17 escolas de educação básica ou ensino fundamental e infantil. Destas, duas unidades são de ensino integral, além de um centro municipal de atendimento educacional especializado para alunos com deficiência.
Assim como nos anos anteriores será distribuído kit de uniforme escolar, material e mochilas para todos os alunos da rede municipal desde o berçário 1 até a EJA. Segundo a secretaria de Educação, a previsão de chegada desses itens é até o final de fevereiro. A cidade ainda contará com apostilas para educação infantil e para o ensino fundamental 1 e 2.
Em 2025 a rede recebeu novidades em brinquedos e material esportivo para toda a rede infantil e fundamental. Entre os principais projetos para o ano, está o de robótica, que será um complemento das salas de ciências e tecnologia.
Leia mais
Materiais escolares têm variação de preço de até 928% na Grande Florianópolis
Com lei aprovada, escolas de SC definem regras sobre proibição de celulares para 2025