Durante uma faxina em uma casa, a limpeza de vidros não só mantém a estética e conforto do ambiente, como também, permite uma melhor entrada de luz natural e evita o acúmulo de sujeira. Porém, limpar vidros sem deixar manchas pode ser um desafio na rotina de limpeza, já que alguns produtos podem embaçar ou deixar respingos nos vidros. Continue a leitura para saber o passo a passo de uma limpeza de vidros perfeita.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Como limpar vidros
Continua depois da publicidade
Além desse passo a passo, é possível misturar água morna e detergente neutro para remover gordura da superfície e limpar o vapor condensado de vidros e espelhos, mais presente em dias chuvosos. De acordo com Manoela Lira Reis, sócia-fundadora da AHOY! — empresa conhecida por ser o “Uber de diaristas” —, a limpeza de vidros sempre deve ser feita em dias nublados.
— Em dias de calor e sol, a água e produtos utilizados no processo podem evaporar mais rápido, deixando resíduos que podem criar manchas — explica Reis.
Além dessas recomendações, outras dicas podem facilitar a rotina de limpeza. Como:
- Evite produtos que deixem resíduos, como os que são a base de álcool;
- Use desengordurante específico no box blindex;
- Copos, pratos e louças de vidro devem ser lavados com detergente neutro;
- Cooktop ou fogões com tampo de vidro também devem ser limpos com detergente neutro.
Continua depois da publicidade
A frequência ideal para a limpeza de vidros
O resultado de vidros limpos e sem manchas pode ser impulsionado com a manutenção correta da limpeza. Assim, a frequência de quando os vidros devem ser limpos está ligada ao ambiente e à exposição à sujeira.
Enquanto janelas externas em áreas com muita poluição e tráfego devem ser limpas a cada mês, as janelas internas devem ser limpas a cada quinze dias. No caso de vidros em espelhos e box blindex de banheiro, o recomendado é que a limpeza seja feita toda semana. Por fim, cooktops e superfícies de vidro na cozinha precisam de limpezas diárias.
Principais erros na limpeza de vidros
Algumas falhas na escolha dos produtos e equipamentos ou no processo de limpeza dos vidros podem impactar negativamente no resultado esperado e até mesmo danificar os vidros. Como:
Continua depois da publicidade
- Usar produtos abrasivos, com cloro e alvejante, por exemplo;
- Limpar sob luz solar direta, que pode causar manchas devido à evaporação rápida;
- Negligenciar bordas e cantos, onde acumula sujeira e mofo;
- Não manter a frequência ideal de limpeza;
- Não buscar ajudar profissional para situações específicas, como limpezas de área externa com alto grau de dificuldade.
Leia mais
10 formas de melhorar o sexo, segundo estudo de Harvard
Como fazer a pasta de tofu da Ana Maria Braga
Calendário Bolsa Família 2024: confira as datas de pagamentos a cada mês do ano