Quem precisou usar os serviços oferecidos pela prefeitura de Florianópolis nesta quinta-feira (10) se deparou com uma situação instável. Por causa da greve dos servidores da educação, assistência social, saúde e Comcap – deflagrada nesta quarta-feira (9) – já há lixo acumulado nas ruas da cidade, algumas escolas não abriram e houve registros de pessoas que tiveram dificuldade de atendimento em Centros de Saúde.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Na manhã desta quinta-feira, tanto a prefeitura quanto o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) ainda não sabiam precisar quais e quantos são os locais mais impactados pela paralisação.
O sindicato que representa os servidores afirma que entre as principais queixas dos trabalhadores estão férias canceladas, falta de valorização salarial e falta de investimentos nas unidades de acolhimento e assistência social. Já na Comcap, a reivindicação é por um acordo coletivo e contra a contratação de empresas terceirizadas para a limpeza urbana. A prefeitura afirma que a decisão pela greve tem motivação política.

Veja como ficam os serviços na Capital
Saúde
De acordo com a prefeitura, todas as Unidades de Saúde (Centros de Saúde e UPAs) são serviços essenciais e precisam que um percentual mínimo de servidores esteja presente. Segundo a Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira haverá avaliação dos servidores que não se apresentarem ao trabalho, a partir disso será feito o balanço de quais serviços poderão ser afetados em cada Unidade.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, a vacinação contra Covid-19 está mantida apesar da greve, pois os servidores que optaram por não parar o trabalho vão continuar aplicando os imunizantes.
Educação
A Escola Básica Osmar Cunha, em Canasvieiras, foi uma das unidades impactadas pela greve. Pais de alunos relataram que os filhos não conseguiram entrar no colégio nesta quinta-feira porque o local estava fechado. Por meio de grupos em aplicativos de conversa, alguns pais e responsáveis foram comunicados de que as escolas não seriam abertas.
No fim da manhã, a secretaria de Educação informou que 79 creches e 33 escolas municipais estão funcionando normalmente nesta quinta-feira. Três creches estão funcionando parcialmente (Neim Francisca Idalina Lopes, no Morro das Pedras; Neim Diamantina Bertolina da Conceição, no Rio Tavares e o Neim Chico Mendes, no Monte Cristo) e o Núcleo de Educação Infantil Canto da Lagoa não está funcionando.
A Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, não funciona nesta quinta-feira e as escolas Osvaldo Galupe, no Morro do Horácio, Osvaldo Machado, em Ponta das Canas, e a EBM Tapera estão funcionando parcialmente, segundo a prefeitura.
Continua depois da publicidade
Coleta de lixo
A equipe da NSC TV percorreu bairros da cidade e flagrou grande quantidade de lixo acumulada nas ruas. De acordo com a prefeitura, nas regiões do Norte da Ilha e do Continente a coleta de resíduos está sendo feita normalmente por meio da empresa privada que foi contratada para o serviço no ano passado.
Para o trabalho nas demais regiões atendidas pela Comcap, a prefeitura afirma que está fazendo chamamento público em busca de novas empresas que façam a limpeza urbana.
Leia também
Lagarta-cachorrinho encontrada em SC é venenosa; entenda
Número de mortes por Covid cresce e SC tem 208 óbitos em apenas 9 dias
SC será um “grande BBB” com quase 9 mil câmeras de monitoramento