Após a primeira etapa ter sido implementada há 16 anos, o binário da zona Sul de Joinville, entre as ruas Santa Catarina e São Paulo, entra na sua fase final. Quem passa pela região vai começar a ver a mudança a partir desta quarta-feira (24). Isso porque a rua Santa Catarina vai se tornar mão única entre os trechos da rua Porto Rico e do Km 4.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Quando tiver a implementação concluída, o binário vai iniciar no trevo da rua Waldemiro José Borges com a Boehmerwald e abrange desde a rua João Filete de Oliveira até a continuidade com a rua São Paulo. Já no sentido contrário, quem vai do Centro para a zona Sul, o binário vai se estende da rua Santa Catarina, passa pelo trevo do km 4 e continua pela Waldemiro José Borges.
“Escolha difícil”, revela diretor de supermercado familiar sobre venda para rede em Joinville
Continua depois da publicidade
As mudanças no trânsito estão sendo feitas em duas partes: uma começa nesta quarta-feira (24) e a outra em meados de agosto. Como forma de preparação, nesta quarta e quinta-feira (25), ocorre a sinalização da rua Santa Catarina, entre as ruas Porto Rico e o trevo do km 4. Agora, será oficializado o fluxo exclusivo para os motoristas que trafegam no sentido centro para o bairro neste trecho. A Waldemiro José Borges, a partir do trevo do km 4, já está sinalizada indicando mão única para quem vai para a zona Sul.
O binário do bairro Floresta teve a primeira etapa iniciada em 2008, quando a rua Santa Catarina ganhou mão única entre as ruas Monsenhor Gercino e Barra Velha. Em 2017, ocorreu a segunda fase da implementação do binário. A mão única das ruas Santa Catarina e São Paulo passaram a se estender até a rua Augusto Schmidt.
Segunda parte da mudança

No fim de semana dos dias 17 e 18 de agosto, o Departamento de Trânsito de Joinville fará a mudança de sinalização para que sejam implantadas a mão única das ruas João Filete de Oliveira, São Paulo, Santa Catarina e Waldemiro José Borges.
Nessa etapa ocorre também a alteração de sentido na rua Augusto Schmidt, que fará a ligação para os motoristas que estiverem na São Paulo e quiserem acessar a rua Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Na intersecção das ruas Roberto Lehn e Santa Catarina será implantado um semáforo. Outro equipamento também será instalado no trevo do Km 4 para facilitar a trafegabilidade de motoristas que estão saindo do Profipo em direção a outros bairros.
No fim de semana seguinte, nos dias 24 e 25 de agosto, ocorre a segunda etapa, que contempla alterações em ruas que ficam no centro do binário. Serão feitas alterações na rua Augusto Ernesto Boettcher. Quem vier pela Santa Catarina e acessar essa rua, deverá virar à direita na Walter Eichholz e depois à esquerda na Simão Kruger para chegar na São Paulo. Inclusive, a Simão Kruger será mão única sentido rua São Paulo.
No trevo do km 4, os motoristas poderão acessar a rua Julião Favre, virar à esquerda na Carlos Dobner e acessar a Dona Cezarina para seguir em direção à rua São Paulo, por exemplo.
Neste mesmo pacote de alterações viárias, a rua Ary Barroso passará a ser sentido único no sentido Sul/Centro. Ela também receberá um corredor de ônibus que vai funcionar no contrafluxo para o transporte coletivo acessar a rua Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A principal recomendação aos motoristas é ficar atento à nova sinalização nas ruas que fazem cruzamento com as vias principais para evitar acessar ou trafegar na contramão. Nos primeiros dias de implantação do binário, haverá a presença de agentes de trânsito para orientar os motoristas em horário de pico, nos principais cruzamentos.
Alterações próximas ao Terminal Sul
O Terminal Urbano Sul (Floresta) fica localizado na lateral da rua Santa Catarina, próximo a rua Ary Barroso. Para garantir que os ônibus possam acessar e sair do terminal, será implantado um semáforo na intersecção da Ary Barroso com a Santa Catarina. Esse semáforo será acionado sempre que um ônibus precisar sair do terminal, cruzar a Santa Catarina e acessar a rua Augusto Ernesto Boettcher. O trajeto será feito por todas as linhas que circulam seguindo para a rua São Paulo e região central.
Já as linhas que estão na São Paulo e vão acessar o terminal irão utilizar a rua Augusto Schmidt para chegar até a rua Santa Catarina.
Desde o início das obras foi implantada a linha Circular São Paulo para atender os usuários do transporte coletivo que ficam no meio do binário. Essa linha será mantida e continuará operando normalmente.
Continua depois da publicidade
Leia também
A história da professora de SC que ajudou a construir prédio do CEI onde dá aula
Cobra entre as mais venenosas do Brasil é encontrada dentro de gaveta em Jaraguá do Sul
Fotos antigas mostram como começou multinacional de SC conhecida como “fábrica de bilionários”