Com a previsão de chuva intensa no fim de semana e possibilidade de enchente em Blumenau, vem a preocupação não só com as áreas atingidas, mas também com o funcionamento de serviços básicos, como o abastecimento de água e luz na cidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
As fortes chuvas podem deixar a água do rio mais barrenta e com isso aumentar a turbidez, o que impossibilita a captação. É importante salientar que por ora não há nenhum problema nesse sentido nas Estações de Tratamento de Água (ETA) de Blumenau.
Cota de enchente nas ruas de Blumenau; veja a lista completa
Para se ter uma ideia, para começar a causar transtorno ao serviço, a unidade que mede a turbidez precisa ficar acima de 1.500. Na tarde desta sexta-feira (6), os índices estavam: 622 na ETA 2, 3,95 na ETA 3 e 26 na ETA 4.
Continua depois da publicidade
A fim de evitar um outro contratempo, o de dano à bomba de captação (que pode ter estragos conforme a força da correnteza e caso o nível do rio alcance 10 metros), o Samae poupou o aparelho da ETA 1. Por isso, o abastecimento dos bairros atendidos por ela está sendo mantido pela ETA 3.
A autarquia garante que qualquer alteração será imediatamente comunicada à população.
AO VIVO: Veja o nível do Rio Itajaí-Açu no Centro de Blumenau
E a luz?
O serviço de energia elétrica também pode ser afetado em caso de enchente a depender da altura que o rio atingir. Isso porque a água pode chegar nos medidores dos transformadores, o que obriga o desligamento deles por questões de segurança. São aproximadamente 100 aparelhos localizados em ruas que são inundadas na cota de até 11 metros do rio, o equivalente a cerca de 3 mil unidades consumidoras, informa a Celesc. Os nomes das vias não foram divulgados.
Enchente em Blumenau pode atingir 12 metros no fim de semana, alerta Defesa Civil
A companhia já tem um planejamento para a situação. Se o Rio Itajaí-Açu chegar aos 9,30 metros há os primeiros desligamentos nas ruas 1º de Janeiro, Pastor Oswald Hesse e Guilherme Scharf. Depois, as equipes seguem para os demais pontos à medida que a inundação vai aumentando.
Alguns cuidados em cenários de chuva intensa são solicitados pela Celesc, veja:
- Evite ficar próximo a postes de energia elétrica
- Não toque em aparelhos elétricos com as mãos molhadas
- Não use o celular durante tempestade com muitos raios
- Desligue os eletrodomésticos das tomadas
- Evite usar telefone, TV e internet por cabo
- Não mexa no quadro de energia enquanto estiver chovendo
- Evite tomar banho de chuveiro elétrico quando houver raios
- Não atravesse áreas alagadas que possam ter fios elétricos caídos
- Em caso de curto-circuitos ou incêndios, desligue o disjuntor
- Não se aproxime de fios elétricos caídos
Continua depois da publicidade
Caso haja falta de energia elétrica, o consumidor pode informar a companhia pelo aplicativo da Celesc, pelo telefone 0800 048 0196 ou site.
Leia também: Prefeito usa sirene de madrugada para alertar moradores sobre inundação no Alto Vale
Como ficam outros serviços
Coleta de lixo
Em todas as áreas que podem ser atingidas pela enchente os contêineres de coleta de lixo estão sendo removidos para evitar danos. Nos demais locais, as coletas especiais, seletivas e convencionais ocorrerão conforme o cronograma normal, até segunda ordem.
Transporte coletivo
A central de atendimento da Blumob, localizada na Rua Ceará, 47, terá o atendimento suspenso neste sábado (7). Os ônibus, porém, circulam normalmente. As linhas devem sofrer alterações apenas quando — e se — as ruas ficarem inundadas.
Continua depois da publicidade
Apenas duas linhas constam com alteração de itinerário atualmente: a 302 (Ristow), que na variante “Morro do Encano” faz o itinerário sem subir o morro; e a 901 (Divinópolis), que tem parte do trajeto com desvio pelas ruas Bagé e Flórida, por conta de obras que ocorrem na região.
Defesa Civil
Segue 24h de plantão pelo telefone 199.
Área Azul
A cobrança da Área Azul está suspensa desde à tarde desta sexta-feira (6) e segue assim ao menos até as 8h de quarta-feira (11).
Ambulatórios de saúde
Os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) Garcia e Velha estarão abertos neste fim de semana, dias 7 e 8, com expediente das 7h às 18h, já que as unidades ficam fora das cotas de inundação. A única alteração nas unidades é que a vacinação está suspensa para que as equipes dos AGFs foquem nos atendimentos ambulatoriais.
Confira os endereços:
Ambulatório Geral da Família Irmã Marta E. Kunzmann (AGF Garcia)
Rua Progresso, 141 – Progresso
Telefones: (47) 3381-7593 | 3381-7595
Continua depois da publicidade
Ambulatório Geral da Família Haroldo Bachmann (AGF Velha)
Rua José Reuter, 125 – Velha Central
Telefone: (47) 3381-6249
Leia mais
Enchente em Blumenau e Rio do Sul deve ser prolongada e Defesa Civil prevê 3º pico