As chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias, chegaram a registrar 115 milímetros de volume, em 12 horas, em Florianópolis; 74 em São José e 62 milímetros em Palhoça. Enquanto na Capital foram listadas cerca de 30 ocorrências no final de semana, sendo uma delas com duas mortes, São José atendeu 33, mas nenhuma grave. Florianópolis e Palhoça decretaram situação de emergência no último domingo (24).
Continua depois da publicidade
> Entenda por que chove tanto nos últimos dias em Florianópolis e em SC
> Via Expressa de Florianópolis é interditada por deslizamento de terra
Florianópolis
Florianópolis é a cidade mais atingida pela chuva na região. No domingo (24), foram registradas cerca de 30 ocorrências entre deslizamentos e alagamentos de ruas, de acordo com a prefeitura. O caso mais grave resultou na morte de duas pessoas por soterramento, após a queda de um muro, no bairro Saco Grande. A chuva forte que atinge a região da Capital desde a semana passada já deixou 65 pessoas desalojados, cinco desabrigados e duas pessoas mortas.
> Alagamento na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, atinge casas e arrasta carros
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira (25), uma lagoa artificial da Casan rompeu e atingiu diversas vias da Lagoa da Conceição. Muitos moradores foram resgatados de bote pelos Bombeiros. Houve também deslizamento de terra na Via Expressa sentido Ilha-Continente, o que causou transtornos no trânsito da região até por volta das 16h30min, quando o acesso foi liberado. Para diminuir os impactos provocados pelas chuvas, mais de 250 trabalhadores e 81 máquinas atuam na Capital.
São José
Em São José, choveu menos que na Capital mas, da mesma forma, a cidade registrou 33 ocorrências. A maioria foi deslizamentos, desabamentos, desmoronamentos e alagamentos. A Defesa Civil está monitorando e atendendo os chamados com o auxílio da Guarda Municipal e dos Bombeiros.
Três residências foram interditadas e os moradores foram encaminhados para o aluguel social, um benefício fornecido pelo governo federal. Não há registro de feridos no município e nem de ocorrências mais graves.

Palhoça
A cidade decretou situação de emergência no domingo (24). Além disso, foi aberta a Sala de Situação, composta por integrantes de diversos órgãos municipais para empenhar esforços nos reparos causados pela chuva.
Continua depois da publicidade
> Forte chuva destrói casas, empresas e ruas em Guabiruba e cidade começa semana em “alerta máximo”
Segundo a prefeitura, de quinta a domingo, foram registrados 186,8 milímetros de chuva só no bairro Ponte do Imaruim e 149,2 milímetros na Praia de Fora. De acordo com a Epagri, em 12 horas de domingo, 62 milímetros foram contabilizados.
A Defesa Civil e as forças de segurança da cidade estão empenhados em atender os casos isolados de deslizamentos de terra e alagamentos nas ruas e moradias de Palhoça, além de monitorar as casas que podem oferecer riscos de vida aos moradores. Até este momento, segunda a Defesa Civil, não há desabrigados, desalojados ou feridos.
*Com supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Vacina de Oxford: veja quantas doses cada cidade irá receber