Um eclipse solar poderá ser visto na próxima segunda-feira (8) em países da América do Norte e em parte da Europa. Não há a possibilidade do fenômeno, que é considerado raro, ser visto no Brasil, mas os espectadores podem acompanhar o evento astronômico pelas redes sociais da agência espacial norte-americana, a Nasa.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

De acordo com o jornal O Globo, o eclipse terá início no Oceano Pacífico Sul e cruzará a América do Norte, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá. O fenômeno deve aparecer na costa do Pacífico do país latino por volta das 15h07min (horário de Brasília), antes de entrar no Texas (EUA).

As diferenças entre eclipse lunar e solar

Para acompanhar o fenômeno, basta acessar o canal de Youtube da Nasa. O programa será ao vivo e ocorre das 14h até às 17h, horário de Brasília, de 8 de abril.

Continua depois da publicidade

AO VIVO: Acompanhe o eclipse solar desta segunda-feira

Arraste para o lado e saiba mais sobre o eclipse

Eclipse solar na Bíblia? Entenda o significado religioso do fenômeno

O que é um eclipse solar?

Esse fenômeno ocorre quando a Lua, nosso satélite natural, fica entre a Terra e o Sol. O curioso é que, apesar de ser bem menor que a estrela que ilumina o nosso Sistema Solar, ela consegue ser capaz de encobri-lo sob as nossas vistas. Isso porque ela está mais próxima de nós do que o Sol. Por isso, algumas vezes o tamanho aparente dela chega a ser “igual ou maior” do que o do nosso astro rei.

Durante os eclipses solares há um alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, exatamente nessa ordem, ocorrendo de três formas: total, parcial e anular.

O eclipse solar total se dá quando a Lua consegue ocultar totalmente o Sol, sendo possível ver apenas uma camada dele, chamada coroa solar. A verdade é que esse tipo de eclipse pode ser visto apenas pelas pessoas na região de sombra, ou umbra, projetada na Terra.

Continua depois da publicidade

Já o eclipse solar parcial, como o próprio nome diz, ocorre quando apenas uma parte desse astro acaba encoberta. E por último, o eclipse solar anular ocorre quando a Lua se interpor ao Sol, estando a uma distância maior da Terra, mas sem encobrir totalmente o disco solar, que acaba por formar um “anel” em volta da sombra projetada pela Lua.

Cuidados para ver o eclipse solar

Você sabia que um eclipse solar jamais deve ser observado sem a devida proteção para os olhos? Ele poderá ser visto com binóculos ou a olho nu apenas em alguns raros momentos, quando o sol estiver completamente encoberto.

Isso porque, embora o brilho emitido pelo Sol seja um pouco menor nesses eventos, ainda sim ele é luminoso o suficiente para danificar permanentemente a nossa visão.

Por isso, jamais se esqueça de usar um daqueles óculos de proteção, similares aos utilizados por soldadores profissionais, com filtros de densidade 14, se você quiser assistir a um eclipse solar diretamente. Só assim você garantirá proteção para a sua vista.

Continua depois da publicidade

E jamais, em hipótese alguma, utilize óculos escuros para olhar para um eclipse solar, desses que usamos para passear. Eles serão ineficientes para proteger a sua vista dos danos permanentes causados pela luz do Sol.

Leia também

O que é solstício de verão? Entenda fenômeno que muda o clima no país

Cidades mais chuvosas de Santa Catarina

As cidades com os nomes mais criativos e estranhos pelo Brasil