Surpresa na votação para governador de Santa Catarina, o Comandante Moisés, do mesmo PSL de Jair Bolsonaro, ficou em 2º lugar – desbancando as pesquisas de intenção de voto que o colocavam em 4º lugar. Ele ficou na frente de Mauro Mariani (MDB) e Décio Lima (PT), e irá disputar o cargo com candidato Gelson Merísio (PSD).

Continua depois da publicidade

O plano de governo da chapa pura do Partido Social Liberal foca na Segurança, Cidadania e Defesa Civil.

— Nós vemos que no ano passado tivemos quase mil assassinatos aqui em Santa Catarina, foram 981, se não me falha a memória. Isso é crescente, todo ano vem crescendo. Temos que aplicar em polícia de proximidade e também nos efetivos das polícias Militar e Civil. Eu dou exemplo da qual eu sou egresso, da PM: há 30 anos, tínhamos 13 mil homens; hoje temos 10 mil homens. De fato, não foi aplicado até agora — disse o político ao DC.

Confira as propostas do candidato para a segurança pública:

– aliar novos recursos tecnológicos potencializando a atividade de inteligência;

Continua depois da publicidade

– valorizar os agentes públicos de segurança e recompor efetivos;

– reestruturar o sistema prisional, fomentando parcerias público privadas para a profissionalização do apenado, consolidando a custódia e a reinserção social;

– integrar as forças policiais;

– criar novos programas e fortalecer os programas de segurança voltados a participação das comunidades na prevenção à violência urbana e rural;

– promover ações para reduzir o risco de desastres e minimizar os seus efeitos.

— Existem ideias mirabolantes de trazer policiais aposentados para trabalhar na atividade policial, a gente entende que tem que trabalhar com investimento, trazer gente jovem, em condição de prestar o serviço de polícia, e também com a polícia de inteligência, a Polícia Civil, para que a gente aja também no crime organizado, para não se expandir e fazer com que nosso Estado continue com grau de habitabilidade diferente de outros Estados que têm muita dificuldade.