O Governo do Estado irá distribuir notebooks e tablets novos para nove escolas estaduais de Blumenau, de acordo com a lista divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Governo do Estado. A previsão é que os equipamentos cheguem às unidades de ensino no mês de setembro por causa das questões logísticas da empresa que está fazendo a entrega.

Continua depois da publicidade

As escolas estaduais básicas Dr. Max Tavares D'Amaral, Governador Celso Ramos, Herílio Deeke, Luiz Delfino, Padre José Maurício, Professor Heriberto Joseph Muller, Professor João Widemann e Santos Dumont receberão 20 notebooks e 20 tablets cada. Já o Cedup Hermann Hering ganhará 30 notebook, mas nenhum tablet.

Na escola Luiz Delfino, por exemplo, os novos equipamentos devem ser instalados na sala de informática da unidade. A infraestrutura do laboratório, que inclui os cabos de internet e o mobiliário do espaço físico, está sendo preparado para a chegada dos notebooks, que devem auxiliar nas atividades pedagógicas e substituir os antigos computadores do colégio.

Blumenau é a terceira cidade com o maior número de escolas beneficiadas, atrás apenas de Joinville (15) e Palhoça (10). Ao todo, 611 unidades de ensino de Santa Catarina serão contempladas, das quais 456 já receberam os equipamentos de tecnologia nas últimas semanas.

Outras escolas do Vale do Itajaí também serão beneficiadas. Em Gaspar são duas unidades, a Frei Godofredo e a Honório Miranda, enquanto Indaial terá outras duas, a Frederico Hardt e a Professora Attela Jenichen. Rodeio tem a escola Osvaldo Cruz incluída na lista, enquanto em Timbó haverá distribuição dos equipamentos para o Cedup.

Continua depois da publicidade

Escola Luiz Delfino está preparando a infraestrutura para receber os equipamentos
Escola Luiz Delfino está preparando a infraestrutura para receber os equipamentos (Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina)

Investimento de 1,2 bilhão do Governo do Estado

A ação faz parte do programa Minha Nova Escola, lançado há um mês e que prevê investir R$ 1,2 bilhão na área de educação. O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, afirma que a entrega dos equipamentos faz com que a escola se aproxime do mundo do aluno e que o próximo passo é instalar internet de alta velocidade nas instituições onde há essa possibilidade.

— Estamos estimulando o sentimento de pertencimento do aluno com as escolas e fortalecendo nos professores uma educação inovadora. Assim, podemos devolver à sociedade catarinense uma educação de qualidade com cidadãos bem formados e abrir junto a eles um mundo de oportunidades — destaca o secretário.