Os números, títulos e prêmios do ano colocam Cristiano Ronaldo como o grande favorito à Bola de Ouro de 2014 da Fifa, que será entregue na segunda-feira, em Zurique. Quem vai ganhar, no entanto, é uma incógnita, pois ninguém sabe o critério utilizado pelos técnicos e capitães de todas as seleções e de jornalistas do mundo todo.

Continua depois da publicidade

Brasileiros ficam fora da seleção da temporada da Uefa

Se for a Copa do Mundo, por exemplo, Messi e Neuer têm vantagem. Nunca um goleiro foi escolhido o melhor jogador do mundo pela Fifa – o também alemão Oliver Kahn ficou em terceiro em 2002. A cerimônia na Suíça também premiará a melhor jogadora – Marta, finalista pela 11ª vez, busca o sexto troféu -, o melhor técnico e técnica e o gol mais bonito.

Todos foram avaliados entre 30 de novembro de 2013 e 21 de novembro de 2014, quando se encerrou o prazo de votação. Ao lado, destacamos os feitos de Cristiano, Messi e Neuer neste período. Lembrando que a Fifa diz que “os prêmios são concedidos de acordo com o desempenho em campo e comportamento geral dentro e fora do campo”.

MELHOR JOGADORA

Continua depois da publicidade

Nadine Kessler (ALE) – Wolfsburg

Marta (BRA) – Rosengård-SUE

Abby Wambach (EUA) – Western N.Y. Flash-EUA

MELHOR TÉCNICO

Carlo Ancelotti (ITA) – Real Madrid

Joachim Löw (ALE) – Seleção alemã

Diego Simeone (ARG) – Atlético de Madrid

Confira as estatísticas nos cards abaixo: