A tutora da Golden Retriever que engravidou de um Shih Tzu compartilhou nas redes sociais uma comparação entre a mãe e um dos nove filhotes da ninhada. Oito deles foram doados para outras famílias, enquanto um ficou com a tutora Márcia Tasca e a mãe Nina. O caso aconteceu em Joinville e veio à tona após o nascimento dos cachorrinhos, no dia 20 de setembro.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A história viralizou por conta da diferença de tamanho entre os cães. Enquanto uma raça pesa  45 quilos a outra tem porte pequeno, ficando entre 4 a 7,5 quilos. O caso inusitado rendeu mais de 3,8 milhões de visualizações no X, o antigo Twitter.

Agora, Márcia compartilhou uma nova publicação onde compara o filhote Maiu, o único que ficou com a família, e a mãe Nina. Com 80 dias, o pequeno tem pelos predominantemente pretos como o pai, enquanto a mãe é caramelo. Além disso, o filhote também é mais pesado do que a mãe era com a mesma idade. Maui pesa 12,2 quilos, enquanto Nina pesava 11 quilos.

Continua depois da publicidade

— Ele até pode ter puxado a cor do pai, mas eu acho ele a carinha da Nina — brincou Márcia em uma das publicações nas redes sociais. 

Veja como estavam todos os filhotes aos dois meses de vida

Como ocorreu a gravidez

No fim de outubro, em entrevista ao g1, a tutora da golden contou que só soube da gravidez quando o cão já estava com 50 dias de gestação. A gravidez de um cachorro pode durar de 58 a 68 dias, em média.

— Eu pensei: “meu Deus!” Mandei mensagem para a veterinária na hora: “Letícia, eu acho que a Nina está com tumor”. Como eu não sabia que ela tinha entrado no cio, nem passou pela minha cabeça a gravidez — contou Marcia ao g1.

Continua depois da publicidade

Ao descobrir que Nina teria filhotes, Marcia começou a investigar como ela teria engravidado. Foi assim que a tutora percebeu que a gravidez teria ocorrido durante o período de férias da família, quando o cão ficou dois fins de semana no hotel para pets. Nos dias úteis, Nina foi cuidado por uma pessoa de confiança da família.

— Eu falei que não tinha como, que ela não entrou no cio. Mas aí me deu um estalo. Mandei mensagem para a moça que ficou com ela e perguntei: “você lembra se ela entrou no cio?”. E ela disse: “Marcia, agora tu falando, eu acho que entrou” — contou a tutora ao g1.

A partir disso, Marcia conversou com os responsáveis pelo hotel e souberam que, além de Nina, só havia um cachorro não castrado no local no mesmo período: um Shih Tzu. 

No dia 20 de setembro, os nove filhotes de Nina vieram ao mundo. A golden passou por uma cesária e, em seguida, foi castrada. De todos, apenas um ficou menor. Chamado de “Zé Milagre”, a família achou que o filhote não sobreviveria por ser pequeno. Com trinta dias, ele pesa cerca de um quilo, já os demais têm cerca de 2,8 kg. Dois meses após o nascimento, o filhote pesava 4,5 quilos

Continua depois da publicidade

— O veterinário falou que sendo pai shih tzu, faz total sentido esse cachorrinho ter nascido desse tamanho e ter vingado — explicou Marcia.

Leia também

10 curiosidades sobre o cachorro golden retriever

Encontro de Golden Retrievers em shopping de Joinville viraliza: “É o paraíso?”

Gato “atípico” de Joinville soma milhões de visualizações e tem fãs dos EUA à Tailândia