Em qualquer canto do mundo, uma coisa é certa: a virada do ano é acompanhada por muitas promessas para serem cumpridas no novo ano que se inicia.

Continua depois da publicidade

No entanto aqui no Brasil ainda vale o ditado que “o ano só começa depois do Carnaval”. Então, se você não conseguiu chegar ao final do último ano com todos os desejos riscados da agenda, saiba que você não é a única pessoa que os deixou no meio do caminho.

Richard Wiseman, psicólogo e pesquisador da Universidade de Hertfordshire na Inglaterra, liderou um estudo sobre as promessas de fim de ano que indicou que quem chega ao último dia do ano com os desejos realizados, faz parte de um grupo seleto. Somente 10% das pessoas estudadas conseguiram chegar lá.

Promessas que envolvem mudanças de comportamento como emagrecer e sair do sedentarismo são as mais difíceis de serem alçadas. Mas isso não significa que sejam impossíveis e o estudo de Richard Wiseman identificou o que deve ser feito para chegar ao final do ano feliz da vida:

Continua depois da publicidade

1 – Não faça a mesma promessa por anos seguidos. É preciso ter outra perspectiva do que se deseja. Se o desejo é emagrecer, pense como pode chegar ao objetivo final de uma maneira diferente do que desejou o ano passado.

2 – Escolha um único objetivo. Tendo foco no desejo, as chances aumentam em ter sucesso.

3 – Não deixe para pensar no que espera para você no ano que se inicia na noite de ano novo. Pensar com antecedência faz você refletir sobre o que realmente quer alcançar.

4 – Coloque pequenos objetivos até atingir a meta final e estabeleça prazos realistas em que irá atingi-los.

Continua depois da publicidade

5 – Para ter motivação constante, escreva os benefícios que terá e o quanto a sua vida será melhor ao atingir a grande meta.

6 – Para sentir o progresso, a cada pequena meta atingida se permita dar um pequeno presente.

7 – Visualize o seu progresso fazendo um diário e gráficos que indicarão a sua evolução.

8 – Avise seus amigos e parentes do seu objetivo. Eles darão apoio e você terá mais receio de falhar e ao mesmo tempo se dedicará mais.

9 – Não se preocupe se o velho hábito aparecer. A situação é temporária e não um motivo para desistir do objetivo final.

Continua depois da publicidade