Com 10 jogos pela frente, a Série B do Campeonato Brasileiro entra na reta final. Avaí, Criciúma e Figueirense têm suas metas bem definidas e, portanto, sabem quantos pontos são necessários para atingir os objetivos. Azurras e alvinegros miram os 64 pontos, que dão a probabilidade de 99% de acesso à elite nacional. Já o Tigre teve de se contentar com a permanência na divisão, depois de péssimo começo, e está próximo dos 45 pontos que dão 95% de chance de permanência, projetado também pelo Chance de Gol, que calcula probabilidades matemáticas no futebol.

Continua depois da publicidade

(Foto: Marco Favero / Diário Catarinense)

Avaí busca mais 19 pontos para o acesso

6% para título

50,7% para acesso

0% para rebaixamento

Continua depois da publicidade

A equipe voltou a ser forte como mandante no returno, com quatro vitórias em cinco partidas, mas vencer todos os cinco jogos que ainda tem na Ressacada não basta. Vai precisar também de um triunfo e um empate nos outros cinco duelos como visitante para chegar aos 64 pontos e conquistar uma vaga para a elite do ano que vem. O Leão vai encarar os três times que estão na frente na classificação, sendo o Fortaleza em casa na penúltima rodada.

Confira a tabela do Avaí na Série B.

(Foto: Guilherme Hahn / Especial)

Criciúma muito perto da permanência

0% para título

0,5% para acesso

3,2% para rebaixamento

Falta pouco para o Tigre atingir a meta na competição, retraçada pelo péssimo início. A equipe briga pela permanência, que tende a ser atingida ao alcançar os 45 pontos. O time precisa de apenas nove nos 10 jogos que ainda tem por fazer. O acesso ainda é tangível, mas muito mais difícil — muito. Para isso, terá de fazer uma campanha invicta até o final, e com nove vitórias para chegar aos 64 tidos como necessários para subir.

Continua depois da publicidade

Confira a tabela do Criciúma na Série B.

(Foto: Leo Munhoz / Diário Catarinense)

Figueirense precisa de 83,3% de aproveitamento

0,1% para título

7,3% para acesso

0,1% para rebaixamento

Uma grande arrancada é o que precisa o Figueirense para poder atingir os 64 pontos, apontados como suficientes para alcançar uma vaga na Série A. Isso porque a equipe tem de somar 25 dos 30 que estarão em disputa, o que representa um aproveitamento de 83,3% nos últimos 10 jogos. No entanto, serão pelo menos seis partidas contra adversários diretos neste momento, a começar pelo embate com o Atlético-GO, no sábado.

Confira a tabela do Figueirense na Série B.