Cidades catarinenses terão a volta dos ônibus do transporte coletivo a partir desta segunda-feira (8) após o o governo do Estado liberar os governos municipais para decidir sobre a retomada da circulação de acordo com a situação de cada município. Os ônibus estão parados em toda Santa Catarina desde o dia 18 de março, quando o Estado decretou situação de emergência pelo coronavírus.

Continua depois da publicidade

Algumas das principais cidades catarinenses, ccomo Florianópolis, Blumenau e Chapecó decidiram não permitir o retorno dos ônibus neste momento. Por outro lado, o transporte coletivo de municípios como Joinville, Criciúma, Lages e São José volta a circular nesta segunda-feira.

Por enquanto, apenas os ônibus municipais e intermunicipais podem voltar a rodar em Santa Catarina. Veículos de transporte interestadual de passageiros, público ou privado, e serviços de fretamento e turismo seguem suspensos até 2 de agosto.

Veja a situação do transporte coletivo nas regiões de SC:

Grande Florianópolis

Mantendo medidas mais duras contra o coronavírus mesmo após liberações estaduais, a prefeitura de Florianópolis prorrogou a suspensão do transporte coletivo e agendou para o dia 17 de junho a retomada na Capital. A ideia é aplicar uma série de regras, com os ônibus rodando apenas de segunda a sexta-feira e com apenas 40% da ocupação por veículo.

Em Biguaçu, São José e Palhoça o serviço será retomado nesta segunda-feira (8). Nas três cidades, as prefeituras decidiram em conjunto operar o serviço durante a semana com horário de sábado, e aos sábados com horário de domingo. Aos domingos não haverá ônibus por enquanto. A ocupação máxima será de 50% e idosos não podem usar o transporte coletivo.

Continua depois da publicidade

O transporte intermunicipal entre as cidades da região deve voltar junto do serviço da Capital, no dia 17 de junho.

Vale do Itajaí

Em Brusque, os ônibus voltam nesta segunda-feira com a lotação máxima do veículo igual ao número de assentos. Os passageiros deverão permanecer sentados durante toda a viagem e de máscara. Os ônibus devem trafegar com as janelas abertas e funcionarão de segunda a sábado. É proibido o consumo de alimentos e bebidas, assim como o uso de dinheiro dentro do coletivo.

Em Balneário Camboriú, o transporte coletivo intermunicipal retorna nesta segunda-feira no Terminal Rodoviário de forma gradativa e com medidas restritivas. Equipes da saúde estarão no local aferindo a temperatura e verificando as condições gerais de saúde. Para evitar que passageiros que entrarem no município fiquem sem passar pela verificação da barreira sanitária, optou-se em utilizar apenas o portão C para desembarque de passageiros.

Em Blumenau, os ônibus devem voltar a circular no dia 15, conforme a prefeitura. Os usuários deverão usar máscaras e todos os terminais urbanos terão marcações no chão delimitando o distanciamento entre os passageiros enquanto aguardam os veículos. A prefeitura irá reduzir linhas e horários, além de proibir por tempo determinado o pagamento em dinheiro, deixando o acesso apenas para quem tiver o cartão da Blumob.

Continua depois da publicidade

Norte

Um dos municípios que já pleiteava o retorno do transporte coletivo, Joinville voltará a ter ônibus nas ruas a partir de segunda-feira (8). O município também vai adotar várias medidas, como a proibição para idosos e a ocupação máxima de 60%.

Em São Francisco do Sul os ônibus também voltam a rodar já na segunda-feira (8). A prefeitura de Jaraguá do Sul decidiu esperar mais alguns dias e informou que o transporte deve voltar na segunda quinzena de junho

Oeste

Região de Santa Catarina com mais casos de coronavírus, o Oeste analisa com cuidado os dados do coronavírus para adotar as próximas medidas. Cidade com mais confirmações de covid-19 no Estado, Chapecó ainda não divulgou a data de retorno do transporte coletivo. Em Concórdia, segunda cidade com mais casos no Estado, também segue indefinida.

Serra

Com as menores taxas de contaminação do coronavírus em Santa Catarina, a retomada dos serviços na Serra deve ser mais rápida, conforme as prefeituras locais. Sem nenhuma morte por covid-19 até agora, Lages terá ônibus rodando nas ruas na segunda-feira (8). Transportes intermunicipais na região também devem voltar a funcionar.

Continua depois da publicidade

Sul

Região que viu a pandemia chegar mais cedo em Santa Catarina, com os primeiros casos de transmissão comunitária no início de março, o Sul do Estado vive dias mais tranquilos e planeja a retomada dos serviços.

Em Criciúma, o transporte coletivo vai voltar na segunda-feira (8) com restrições. A prefeitura reduziu os horários e suspendeu o transporte aos domingos, além de delimitar a ocupação em 50% dos veículos. Idosos com mais de 65 anos não vão poder usar o transporte por enquanto, e o pagamento será feito apenas em cartão. As mesmas regras valem para o transporte intermunicipal.

O transporte também voltará na segunda-feira nas cidades de Tubarão, Gravatal, Jaguaruna, Laguna e Imbituba, que decidiram em conjunto após uma reunião da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Leia mais:

Moisés vai a festa junina sem máscara, apesar das recomendações de distanciamento

Douglas Borba é preso em nova fase da operação sobre compra de respiradores

Mãe com covid-19 e filho recém-nascido recebem alta após parto em Florianópolis

Confira o painel com os números atualizados sobre o coronavírus em SC