O 4ª Festival Medieval SC, que ocorreu neste sábado em um camping em Canasvieiras, na Capital, reuniu piratas, guerreiros, princesas, magos e até um dragão. Os participantes capricharam na caracterização para entrar no clima de volta ao passado que o evento propunha.
Continua depois da publicidade
O público era heterogêneo e só tinha mesmo em comum a paixão pela cultura medieval, nórdica e de fantasia. Advogados, médicos e estudantes esqueceram por um tempo o mundo lá fora e curtiram apresentações de dança, bandas folclóricas e demonstrações de combates medievais com espada e arco e flecha.
– As pessoas que estão acostumadas a consumir cultura alternativa geralmente buscam coisas diferenciadas. Pessoas que gostam não só de cultura medieval, mas também de ficção científica e literatura fantástica, naturalmente acabam se conhecendo e se juntando para ir em eventos como este – conta o estudante de Direito Jessé Fialho.
Peterson Silva, estudante de Ciências Sociais e escritor de São José, mostrava empolgado seus livros da série Controlados em uma barraca na feira do evento.
Continua depois da publicidade
– Apesar da ambientação medieval e do universo ficcional, ela tem vários elementos que permitem analisar a sociedade contemporânea, como influencias e desigualdade social. Sou um autor independente e trabalho o livro em escolas, com um projeto de oficinas literárias – conta ele.
Cucas, frutas, carnes e sanduíches, além de chopp e hidromel, alimentaram o público. A bebida tem origem nórdica e é fermentada a base de mel e água, com acréscimo de leveduras e minerais. Feita de forma artesanal, tem sabores como hibisco e romã.
Confira as fantasias mais legais do evento:
Jornalista Merlim Malacoski, de 22 anos, faz parte da equipe de arqueiros da Academia SCAM, de Florianópolis
Continua depois da publicidade
A veterinária Luciana Honorato, de 43 anos, se inspirou em trajes da moda medieval
O casal Maikel Pedroso e Susan Carla, de 34 e 31 anos, são fãs de música celta e medieval
A médica Aline Estacheski, de 26 anos, foi de dragão
Os pequenos João Inti, Pedro Licati e Isabel Licati, de 12 e 9 anos, estão estudando a era medieval na escola