Morre na madrugada desta sexta-feira, aos 73 anos, o escritor João Ubaldo Ribeiro, conforme o jornal A Tarde. João Ubaldo – membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e autor de “Sargento Getúlio” e “Viva o povo brasileiro” – foi vítima de uma embolia pulmonar. Nas redes sociais, amigos, escritores e artistas lamentaram a morte do romancista:

Continua depois da publicidade

O escritor Paulo Coelho postou em seu Twitter:

O ator e filho do escritor, Bento Ribeiro no Twitter:

Continua depois da publicidade

A cantora Fafá de Belém no Twitter:

O professor e escritor Gabriel Chalita no Twitter:

Continua depois da publicidade

O ator Júlio Rocha também lamentou em seu Twitter:

A Câmara Brasileira do Livro divulgou nota intitulada Adeus a João Ubaldo:

Continua depois da publicidade

Foi com muita tristeza que a diretoria da Câmara Brasileira do Livro recebeu a notícia do falecimento do escritor e jornalista João Ubaldo Ribeiro. A CBL teve a honra de reconhecer o talento de João Ubaldo, por meio do Prêmio Jabuti, em duas ocasiões. A primeira, em 1972, quando o escritor ganhou o prêmio de melhor autor revelação com o romance Sargento Getúlio, e em 1985, foi condecorado na categoria Melhor Romance do Ano, com a obra Viva o Povo Brasileiro. O setor editorial perde, neste dia, um dos grandes romancistas e cronistas da atualidade, membro da Academia Brasileira de Letras. Mas suas obras sempre permanecerão vivas na memória dos brasileiros. Descanse em paz, Ubaldo!

A filósofa e escritora Márcia Tiburi em seu Facebook: “Grande, imenso escritor, foi o João Ubaldo Ribeiro”

O escritor ocupava a cadeira número 34 da ABL, desde 1993. Nascido em Itaparica, na Bahia, em 23 de janeiro de 1941, ele morou ao longo da vida em Sergipe, Lisboa, Berlim e Rio de Janeiro, onde acabou se fixando.

Continua depois da publicidade

De acordo com a ABL, João Ubaldo deixa quatro filhos – dois do casamento com Mônica Maria Roters e outros dois com Berenice de Carvalho Batella Ribeiro.

Confira abaixo fotos da trajetória do escritor: