Os catarinenses terão algumas opções para acompanhar a queima de fogos de artifício no Réveillon de 2022. Algumas cidades de SC têm programação para iluminar o céu na virada de ano, enquanto outras ainda terão shows musicais como atração ao público.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Pelo menos cinco cidades decidiram manter a queima de fogos, mesmo com as restrições por causa da pandemia do coronavírus. Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Itapoá e São Francisco do Sul terão os shows pirotécnicos no Ano-novo.
As únicas com atrações musicais confirmadas para a virada são as cidades de Barra Velha e Garopaba.
Veja a programação para o Réveillon em SC:
Balneário Barra do Sul
Em Barra do Sul, a queima de fogos acontecerá em dois pontos: na praça do Canoeiro (bairro Costeira) e na Boca da Barra. Não haverá show com bandas para evitar aglomerações. O município não soube estimar previsão de público para os eventos.
Continua depois da publicidade
> Confira a programação do Réveillon nas praias da região de Joinville
Balneário Piçarras
A prefeitura promoverá queima de fogos no Molhe Central, na altura da rua 700. Serão usados artefatos de baixo estampido, conforme lei municipal aprovada em 2019. No dia 31, às 6 horas, o acesso ao Molhe será fechado e reaberto no dia 1°, por volta das 2 horas.
Barra Velha
À meia-noite do dia 1°, o município organizou uma queima de fogos de baixo estampido, na Praia Central e na Praia do Grant. Antes disso, às 22 horas, o público poderá curtir a apresentação da dupla Álvaro & Vittor e, em seguida, DJs vão comandar a noite.
Já no dia 1°, às 21h, terá o “Lual on the beach”, com show nacional de Chimarruts, Dazaranha e Raiz Vital, também na Praia Central.
Segundo a Fundação de Turismo Esporte e Cultura do município, com base no novo decreto estadual, Barra Velha não irá exigir passaporte de vacinas e nem testes de Covid-19 para participar dos eventos. A recomendação é que se evite aglomerações.
Continua depois da publicidade
Balneário Camboriú
O Réveillon acontecerá na Praia Central, onde haverá queima de fogos de 15 minutos e um Centro de Controle de Operações (CCO). No local, policiais, guardas e até profissionais da saúde estarão de prontidão para possíveis ocorrências.
> Réveillon em Balneário Camboriú terá programação especial e estrutura inédita
A tradicional queima de fogos partirá de oito balsas no mar, além de dois molhes, no Pontal Norte e na Barra Sul. Por conta das medidas de prevenção ao coronavírus, não haverá show antes do espetáculo de cores. A partir das 22 horas, os pedestres poderão ocupar a avenida Atlântica, que será totalmente fechada para os carros.
Da faixa alargada de areia, turistas e moradores poderão contemplar os 15 minutos de show pirotécnico, a maioria de baixo ruído, informa a prefeitura. A roda gigante de Balneário Camboriú, FG Big Wheel, será transformada em um gigantesco relógio para contagem regressiva.
> Prédio mais alto do Brasil terá show de luzes no Réveillon em Balneário Camboriú
Além disso, um dos gigantescos arranha-céus da avenida Atlântica fará pela primeira vez um show de luzes, com projeções na faixa de areia e no mar. O espetáculo deve durar uma hora e meia. O “palco vertical” será o edifício One Tower, da construtora FG, que está em construção na Barra Sul.
Continua depois da publicidade
Blumenau
A queima de fogos do Réveillon 2022 vai acontecer no Parque Ramiro Ruediger, com duração de seis minutos, conforme informações da prefeitura, que organiza a atração. Os portões do parque fechados ao público.
Para assistir, moradores e turistas poderão ficar somente nas ruas Alberto Stein (do pórtico até o entroncamento com a Almirante Tamandaré) e Humberto de Campos (do pórtico até a sinaleira da Rua Itapiranga).
O trânsito será interrompido em ruas da região do Parque Ramiro Ruediger e linhas especiais do transporte coletivo vão circular para atender a população entre a noite do dia 31 e madrugada de 1º de janeiro.
O show nacional previsto para a noite foi cancelado por conta da portaria estadual que proíbe festivais, apresentações e outras atividades com mais de 500 pessoas, que provoquem aglomerações e que não tenham condições de implantar as medidas sanitárias.
Continua depois da publicidade
Garopaba
A Praia Central vai receber a Virada Cultura de Garopaba, que acontece desde o fim da tarde. Os shows começam às 17 horas, com a Banda Phalme. Em seguida, se apresentam Karen Rosa, Fabio Teixeira, Milsinho de Sá, Caipiçara Acústico, Zona 12 MBG e Eduardo Cardoso. Cada artista se apresentará por 50 minutos. O mestre de cerimônia será Nativinho.
Itapoá
A queima de fogos acontece próximo da meia-noite, na Ilha de Itapeva. A prefeitura optou por não realizar shows neste ano, por entender ainda não ser seguro para a população, devido à Covid-19.
Como a queima de fogos será ao ar livre, no entanto, e pode ser vista de toda a orla do município, não haverá nenhum tipo de restrição para a população. A orientação é para que as pessoas que forem à praia acompanhem o evento com uso de máscaras de proteção e mantenham o distanciamento.
São Francisco do Sul
Com as apresentações artísticas canceladas, São Francisco do Sul contará com quatro pontos com shows pirotécnicos em cada uma das regiões turísticas da cidade, que iniciarão exatamente à meia-noite do dia 1° de janeiro. Todos os fogos, segundo o município, serão sem estampido, conforme prevê a legislação municipal.
Continua depois da publicidade
Os fogos ocorrem no Trapiche Lauro Carneiro de Loyola, ao lado do aterro do Mercado Municipal, no Centro Histórico; na Ponta da Praia da Enseada, próximo ao Hotel Turismar, na região dos balneários, Na esquina da Rua Caramuru com a Av. Atlântica, próximo ao Cristo, na praia do Ervino; e no Trapiche Pedro Ivo Figueiredo de Campos, na Vila da Glória, próximo a Igreja Nossa Senhora da Glória, no Distrito do Saí.
Por conta da instalação dos equipamentos e segurança dos frequentadores, os trapiches mencionados estarão interditados para embarcações e público no dia 31/12, exceto para atendimentos médicos urgentes, como bombeiros e ambulancha.
A orientação é que a população observe aos fogos mantendo distanciamento social. A prefeitura também orienta que todos utilizem máscaras de proteção.
Leia também:
Quatro praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina
Continua depois da publicidade