A Diocese de Joinville realizará, nesta quinta-feira, a “Festa de Corpus Christi”, que celebra a presença de Cristo na Eucaristia. A confecção do tradicional tapete terá início às 6 horas, na Praça Nereu Ramos. Às 15 horas será celebrada a missa, seguida de procissão até a Catedral. Neste dia, a rua do Príncipe, entre a Praça Nereu Ramos e a Catedral Diocesana, vai ficar interditada das 6 às 18 horas.
Continua depois da publicidade
:: Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
Confira a programação completa:
Paróquia Cristo Ressuscitado (Floresta):
Os tapetes serão confeccionados a partir das 5 horas. A procissão com o Santíssimo Sacramento será feita às 8 horas pelas ruas Ibirapuera e Guararapes.
Continua depois da publicidade
Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Glória):
No dia de Corpus Christi, às 8 horas, será celebrada a missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Os tapetes serão confeccionados a partir das 5 horas.
Santuário Sagrado Coração de Jesus (Bucarein):
Duas missas serão celebradas, uma às 7 horas e outra às 19h30. As adorações Eucarísticas acontecem às 8 horas e às 11 horas.
Paróquia São Sebastião (Iririú):
Missa às 9 horas. Após a missa, saída com o Santíssimo Sacramento em procissão. Trajeto: saída da Paróquia São Sebastião em direção a Rua Xaxim, passando pela Rua 13 de Maio e retornando para a igreja pela Rua Guaíra.
Senhor Bom Jesus (Aventureiro):
– 4h30: Confecção dos tapetes.
– 9h30: Procissão início em frente a Caixa Econômica nº 2295.
– 10h30: 1ª Missa no Santuário Santíssimo Sacramento, presidida pelo bispo Dom Irineu Roque Scherer.
Continua depois da publicidade
– 12 horas: Logo após, serviremos risoto por R$10.
Paróquia Imaculada Conceição (Boa Vista):
Confecção dos tapetes às 5 horas no pátio da paróquia. A missa será às 9 horas.
Paróquia Santo Antônio (Bom Retiro):
A confecção do tapete começará as 5h30 e a missa às 9h30.
Paróquia São Miguel Arcanjo (Paranaguamirim):
– 8 horas: Santa Missa na Paróquia São Miguel Arcanjo
– 10 horas: Santa Missa na Comunidade Senhor Bom Jesus (Morro do Amaral).
Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Costa e Silva):
Na quarta-feira, às 19 horas, adoração ao Santíssimo Sacramento. No dia de Corpus Christi, os tapetes vão ser confeccionados a partir da 5h30 e às 9 horas, missa e procissão.
Paróquia Nossa Senhora das Graças (Jaraguá do Sul):
Solenidade de Corpus Christi na Matriz com Santa Missa às 8 horas e procissão ao Noviciado Nossa Senhora de Fátima.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Pirabeiraba):
Procissão, pelas ruas do bairro, com inicio às 9 horas. A decoração da rua será feita pelos paroquianos a partir das 5 horas.
Paróquia Santo Antônio de Pádua (Rio Negrinho):
Confecção dos tapetes a partir das 9 horas. Missa às 15 horas, na Matriz Santo Antônio de Pádua e procissão. Após a missa haverá venda de café, cuques, pães e doces no salão paroquial.
Continua depois da publicidade
Paróquia Santos Anjos (Guaramirim):
Missa e procissão de Corpus Christi às 9h30, seguida de uma feijoada promovida pela Pastoral da Família.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Massaranduba):
A confecção dos tapetes, feito pelas comunidades, será feita entre a igreja Nossa Senhora Auxiliadora e a Matriz, a partir das 5 horas. A missa solene vai ser celebrada às 9 horas, na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora. Logo após, a procissão segue até a Matriz com a bênção final.
Paróquia São José (Corupá):
Santa Missa e procissão às 9 horas.
Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Itaiópolis):
Tradicional Festa de Corpus Christi em prol da construção da igreja.
Paróquia Cristo Rei (Rio Negrinho):
Confecção de tapetes a partir das 5h30. Missa às 9 horas na igreja Matriz. Após a missa procissão pelos tapetes – saída da paróquia. Depois da procissão haverá Festas das Tendas.
O que é Corpus Christi:
– Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia;
Continua depois da publicidade
– É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes;
– É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa nesse dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal de cada país;
– A procissão pelas vias públicas é realizada “para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”;
– A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ?Transiturus? de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade;
Continua depois da publicidade
– A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo? Isto é o meu sangue? Fazei isso em memória de mim”. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que essa transformação da matéria não seja visível.