Tradição em Florianópolis, a 253ª edição da Procissão do Senhor dos Passos já tem a programação confirmada. O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de abril, duas semanas antes do fim de semana de Páscoa. E neste ano, de um jeito especial. É a primeira vez que a mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina vai ocorrer após ser declarada em 2018, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural imaterial do Brasil. No dia 5 de abril, haverá uma cerimônia para entrega do certificado do Iphan que chancela o título obtido pela maior festa da fé no Estado.

Continua depois da publicidade

O lançamento desta edição aconteceu na Capela Menino Deus, no Imperial Hospital de Caridade. O calendário de celebrações inicia no próximo domingo, dia 31 de março, com a missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs. A programação segue durante a próxima semana, com o ápice da celebração no sábado (7) e domingo (8), quando ocorrem os traslados das imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana e vice-versa, além de missas e a procissão em si.

Para este ano, uma mudança vai marcar o trajeto da tradição que atravessa gerações em Florianópolis: o cortejo com milhares de fiéis não vai passar pelo Largo da Alfândega – fechado devido a uma obra de revitalização -, mas sim pela avenida Paulo Fontes. Outra novidade é que o padre Vilson Groh é quem vai proferir o Sermão do Encontro, quando as imagens de Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores se encontram, em frente à Catedral, às 16h do dia 7 de abril.

— Será uma procissão especial, especialmente pela entrega do certificado de patrimônio cultural e imaterial do Brasil, na véspera do evento, no dia 5 de abril. Esse reconhecimento do Iphan vai dar mais força para a procissão — destaca Valter Brasil Konell, coordenador da procissão.

A procissão

Continua depois da publicidade

A Procissão do Senhor dos Passos está ligada à tradicional irmandade que lhe dá o nome e ao Imperial Hospital de Caridade, que se constitui no braço social e assistencial da bicentenária instituição.

A Procissão do Senhor dos Passos acontece desde 1766, dois anos depois de a escultura chegar a Florianópolis. Segundo a história, a estátua do Senhor dos Passos, esculpida em madeira, deveria ter sido entregue a uma igreja no Rio Grande do Sul, mas o barco parou em Florianópolis para abastecer e não conseguiu seguir viagem em decorrência de fortes tempestades.

A tripulação acreditou que se tratava de um sinal divino e que a imagem deveria permanecer na Capital catarinense. Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a procissão mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas centrais. Água benta e perfumada é distribuída aos devotos na Capela Menino Deus.

Programação

Dia 31/03 – Domingo

8h – Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs

Capela Menino Deus do Hospital de Caridade

Dia 03/04 – Quarta

19h – Missa e Benção do Santíssimo Sacramento

Dia 04/04 – Quinta

9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos

19h – Missa e Benção do Santíssimo Sacramento

Dia 05/04 – Sexta

19h – Missa e Benção do Santíssimo Sacramento

Dia 06/04 – Sábado

7h30min – Missa e Procissão do Carregador

18h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos

20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana

Continua depois da publicidade

Dia 07/04 – Domingo

9h30min – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores

Dia 08/04 – Segunda

8h30min – Missa de Ação de Graças na Capela Menino Deus do Hospital de Caridade