Verão é também sinônimo de fila no litoral catarinense. Se o trânsito já é intenso desde o fim de semana, nesta quarta-feira, o movimento deve ser o maior de todo o feriado do Réveillon.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o fluxo de veículos nas estradas está 40% maior que o normal e deve ter seu ápice no dia da virada. Os pontos mais críticos são na região de Balneário Camboriú, Grande Florianópolis e Laguna, no sul do Estado. Conforme os anos anteriores, horários de pico, como 10h, 14h e fim da tarde, concentram o maior fluxo de veículos nas estradas.
Em Laguna o congestionamento chegou a 11 km nesta terça-feira, e na região de Balneário Camboriú se manteve o trânsito intenso na maior parte do dia. Outros pontos críticos com períodos de lentidão, conforme a PRF, são na BR-470, entre Blumenau e Navegantes, na BR-280 em São Francisco do Sul e em Garuva, na divisa com o Paraná, que na última sexta-feira chegou a 18km de fila.
Continua depois da publicidade
A Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o Contorno Leste (BR 116), a BR 376 e a BR 101 (entre Garuva e Palhoça), prevê movimento intenso até o dia 5 de janeiro. A expectativa é que o volume diário médio (VDM) seja de 48 mil veículos, 45% a mais do que em dias normais.
Em dias específicos, como nos dias 1º, 2, 3 e 4 de janeiro, o volume de tráfego poderá dobrar em relação aos dias normais. Durante o feriado, o movimento intenso de veículos deve se concentrar na região do Morro dos Cavalos na BR-101 e nos pontos próximos aos acessos às praias do Litoral (Guaratuba, Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Palhoça e Florianópolis).
Quem quiser saber como está o movimento nas estradas administradas pela Autopista pode ligar para o 0800-725-1771 e ouvir a gravação atualizada que informa extensão de filas ou ocorrências como acidentes ou obras.
Continua depois da publicidade
Movimento na Capital
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), o número de carros na Ilha aumentou 30%.
Na avenida Beira-Mar Norte, o congestionamento fica por conta do palco que está sendo montado para a festa da virada do ano, na Capital. O diretor da Guarda Municipal, Valci Brasil, alerta que motoristas devem ter paciência ao passar pelo local.
-Quando chegam carretas para descarregar o material, fechamos uma das três faixas para manter a segurança. A sugestão é que motoristas busquem rotas alternativas onde o trânsito está menos conturbado – sugere.
Segundo a Guarda Municipal, a montagem da estrutura deve seguir até esta quarta-feira e o trânsito permanece lento para manter a segurança dos operários que transitam na via.
Continua depois da publicidade
Outro ponto de congestionamento é no Sul da Ilha, na SC-405. Por conta do intenso movimento no sentido as praias, diferente do fluxo normal em dias úteis, a PMRv libera mais cedo, por volta do 12h, duas pistas no sentido sul.
Na SC-401 e na avenida da Saudade, próximo ao CIC, também houve congestionamento em direção ao Norte da Ilha, que se estendia até o acesso às praias de Jurerê, Jurerê Internacional, Daniela e Praia do Forte.
O movimento também é lento nas vias internas dos bairros que têm praia, como a Cachoeira do Bom Jesus, que tem a principal rua, Luiz Boiteux Piazza, fluindo devagar em ambos os sentidos durante todo o dia, aliviando somente após às 21h.
Continua depois da publicidade
Acompanhe as últimas informações do trânsito: