O sorteio de vagas para 30 escolas da rede estadual de Santa Catarina que possuem alta procura para matrículas aconteceu nessa quinta-feira (28) de forma on-line. Os estudantes e responsáveis podem conferir se foram sorteados para um vaga na página de matrículas da Secretaria de Estado da Educação. As unidades de ensino que entraram no sorteio estão localizadas em 12 cidades catarinenses: Biguaçu, Concórdia, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Ituporanga, Joinville, Palhoça, São Bento do Sul, Timbó e Tubarão.
Continua depois da publicidade
> Volta às aulas em SC terá escolas em formato presencial, on-line e misto; entenda os modelos
> Volta às aulas: entenda como as escolas de SC se preparam para o retorno
Agora, um dos responsáveis do aluno sorteado precisa confirmar a matrícula de forma presencial nesta sexta-feira (29) ou na próxima segunda (1º), das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As 30 escolas estão agendando o atendimento para confirmação da matrícula para evitar aglomerações. Caso algum estudante sorteado não confirme a sua matrícula, o próximo da lista do sorteio terá a chance de se matricular na escola desejada.
O 1º ano do Novo Ensino Médio do Instituto Estadual da Educação, maior escola pública da América Latina, recebeu 430 inscrições, de 240 vagas. Ao todo, 190 estudantes, que esperavam estudar no colégio, ficaram de fora.
Continua depois da publicidade
O sorteio
Nos outros anos, o sorteio era realizado presencialmente, mas, devido à pandemia do novo coronavírus, o processo foi automatizado pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). Os alunos tiveram que se inscrever para o sorteio de forma on-line. Nos casos em que o responsável não tinha acesso à rede de internet, as escolas ajudaram na realização da inscrição em posto de matrícula na unidade.
> Blindagem da política é o legado, diz secretário de Educação que deixa o governo de SC
Documentos para a confirmação da matrícula
Na próxima etapa de matrícula, realizada de maneira presencial nos dias 29 e 1º, os responsáveis precisam levar alguns documentos para confirmarem as vagas, confira a lista:
• Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
• Cópia da Carteira de Identidade e/ou CPF;
• Cópia do Comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável. Caso não possua o documento em nome de um dos pais ou responsável, deve-se providenciar uma declaração do dono do imóvel juntamente com a cópia da carteira de identidade do proprietário. Serão aceitos como comprovantes de residência: Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação.
• Cópia da Carteira de vacina e número do SUS;
• Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: www.matriculaonline.sed.sc.gov.br);
• Atestado de frequência e/ou boletim atual;
• Cópia dos históricos escolares carimbados e assinados (Todas as séries anteriores).
> Enem 2020: gabarito oficial é divulgado; veja as respostas
Caso o responsável não apresente a documentação nas datas indicadas, o aluno sorteado perderá o direito à vaga. Dessa forma, para realizar a matrícula em alguma unidade de ensino que ainda tenha vaga disponível será necessário comparecer de forma presencial.
Continua depois da publicidade
Leia mais
SC tem fiscalização contra “fura-filas” da vacina, garante MP