No verão é comum que aumentem os casos de acidentes com animais peçonhentos em Santa Catarina. A situação acontece devido ao fato do calor e a umidade serem propícios para a reprodução dessas espécies. Nas redes sociais, a UFSC Sustentável publicou uma lista com 17 bichos venenosos para os catarinenses ficarem em alerta durante a estação mais quente do ano. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Cobras, aranhas, lagartas e escorpiões são animais presentes na lista divulgada pelo programa. Caso encontre algum desses animais, a UFSC Sustentável recomenda manter a calma e ligar para os responsáveis para fazer o resgate.

Conheça 17 animais peçonhentos presentes em Santa Catarina 

Aranhas 

1. Aranha Marrom (Laxosceles spp.) 

Trata-se de aranhas pequenas, com corpo marrom e que possuem um veneno poderoso, conhecido, principalmente, por seus efeitos necróticos. O envenenamento por aranha-marrom é chamado de loxoscelismo. 

Continua depois da publicidade

2. Aranha Armadeira (Phoneutria spp.) 

São aranhas venenosas observadas em todo o Brasil. Geralmente vivem em palmeiras, bromélias e bananeiras. Podem se esconder em sapatos, móveis, entulhos e materiais de construção.

Escorpiões 

3. Escorpião amarelo (Tityus serrulatos)

Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, que dura de algumas horas a até dois dias.

4. Escorpião Manchado (Tityus castatus)

Apresenta coloração preta ou marrom escura, ou corpo escuro com patas marrom mais claras (avermelhadas).

5. Escorpião preto ou escorpião marrom (Tityus bahiensis)

O escorpião-marrom é uma espécie de escorpião que mede seis centímetros de comprimento, tem coloração muito escura e patas castanhas. A espécie é responsável, no Brasil, pelo maior número de casos de acidentes escorpiônicos em áreas rurais.

Continua depois da publicidade

Lagartas

6. Lagarta-de-fogo (Magalopyge lanata)

A lagarta de fogo é branca e tem pelos de coloração castanho-avermelhada, possuem pilosidades com propriedades que queimam e são consideradas perigosas.

7. Lagarta-cachorro  (Podalia spp)

O animal leva este nome devido aos pelos, que podem ser parecidos com o de cachorro. São venenosos  por liberarem uma substância tóxica ao entrar em contato com a pele humana.

8. Lagartas-tanque  (Acharia spp)

Essas espécies podem causar irritação severa na pele e se alimentam de plantas como castanheira, pé de manga, pitanga e caju.

9. Taturana-Oblíqua  (Lanomia obliqua)

A taturana-oblíqua é uma espécie de lagarta de mariposa. Essa espécie é conhecida por sua capacidade urticante durante o seu período larval e pelos graves acidentes que pode provocar quando suas cerdas entram em contato com a pele de seres humanos.

Continua depois da publicidade

10. Taturana-verde (Automeris spp)

A taturana mede de cinco a sete centímetros, mas apesar do tamanho pequeno seu veneno pode até matar uma pessoa. Ela possui cerdas por todo seu corpo, de onde sai o veneno.

11. Bicho-cabeludo – (Hylesia spp) 

Os acidentes provocados por lagartas, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.

12. Família Arctiidae

 A família Arctiidae compreende cerca de 11 mil espécies de mariposas de tamanho pequeno a médio, sendo distribuída por todo o mundo.

13. Lagarta-Aranha (Phobetron spp)

A lagarta-aranha tem expansões laterais confundidas com as pernas. Possui pelos que podem causar alergia a quem tocá-los.

Continua depois da publicidade

Cobras 

14. Jararaca  (Bothrops jararaca)

A jararaca é uma das serpentes mais comuns do Sudeste e Sul do Brasil, mas há várias espécies de jararacas  espalhadas por todo o país. Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento.

15. Jararacuçu (Bothrops Jararacussu)

A serpente pode chegar a até dois metros de comprimento, sendo as fêmeas geralmente maiores. Apresenta padrão de coloração manchado com grande variação de cores entre indivíduos.

16. Cascavel – (Crotalus durissus)

Crotalus durissus é a única espécie de cascavel encontrada no Brasil, sendo comum nas áreas abertas de todas as regiões brasileiras. Ela prefere campos abertos, com vegetação rasteira, como áreas de Cerrado, Caatinga etc. Além disso, pode ser encontrada em certos tipos de plantação (como café e cana-de-açúcar) e em pastagens.

17. Cobras-coral (Micrurus spp) 

A coral é considerada uma das serpentes mais peçonhentas do território brasileiro e tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso. Se uma pessoa é picada, os primeiros sintomas são dormência no local, visão turva e dificuldade na fala.

Continua depois da publicidade

Conheça as 11 cobras venenosas nativas de SC e veja em quais regiões são encontradas

O que fazer em acidentes com animais peçonhentos?

Além de divulgar a lista dos animais peçonhentos que podem ser encontrados em Santa Catarina, a UFSC Sustentável também alertou para o que fazer em caso de acidentes com essas espécies. Confira:

  1. Lavar o local da picada somente com água e sabão;
  2. Ficar em repouso. Caso a picada tenha sido no pé ou nas pernas é preciso manter a parte atingida na posição horizontal, além de evitar andar ou correr;
  3. Se a vítima estiver acordada, é necessário beber água;
  4. Procurar um hospital o mais rápido possível;
  5. Se possível, tenha uma foto do animal ou leve para identificação (mesmo que morto).

*Sob supervisão de Diane Ziemann

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Leia mais

Passagens aéreas para SC aumentam 32% em 2023 e chegam a preço recorde

SC terá mais de 400 postos de guarda-vidas ativos em 35 municípios na temporada de verão