A 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi concluída na última segunda-feira (28), e os times permanecem fazendo contas sobre a chance de título, Libertadores e rebaixamento nesta etapa final. A briga contra o Z4 foi a que mais teve destaque e com mudanças na zona vermelha do Brasileirão. Vale lembrar que dois jogos ainda estão atrasados e podem mudar em algumas ocasiões.

Continua depois da publicidade

Confira os jogos da 32ª rodada da Série A

Jogos atrasados

Continua depois da publicidade

  • Internacional x Flamengo pela 17ª rodada;
  • Athletico x Atlético-MG pela 19ª rodada;

Chance de título da Série A

A rodada foi boa para o líder Botafogo, que venceu o Bragantino por 1 a 0, enquanto o Palmeiras empatou com o Fortaleza. O Fogão conseguiu abrir três pontos de distância e assumiu o topo com a maior probabilidade de título.

Segundo o departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Botafogo tem 66,35% de chance de ficar com o título da Série A, enquanto a do Palmeiras passou de 49,4% para 29%. O Fortaleza ainda tem 2,9%. Flamengo, Internacional e São Paulo tem menos de 1%.

Veja a chance de título por time na Série A

Probabilidade de Libertadores

Atualmente, a Série A do Campeonato Brasileiro está com quatro vagas para a fase de grupos da Libertadores, do 1º ao 4° colocado, e outras duas para a Pré, 5º e 6º. Porém, o quadro pode mudar dependendo do campeão das outras competições, como a Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil, que garantem vaga direta para a fase de grupos ao vencedor

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Confira a classificação e tabela do Brasileirão

Ou seja, se um dos times que terminar entre os seis primeiros da Série A e vencer um dos campeonatos, a vaga para a Libertadores pode “aumentar”. Por exemplo, o Flamengo pode vencer a Copa do Brasil, terminar em 4º e, como resultado, o 5º colocado consegue vaga direta para a Libertadores e o 7º para a Pré.

Continua depois da publicidade

Palmeiras, Botafogo e Fortaleza permanecem com mais de 99% de chance de se classificar para a principal competição do continente. Enquanto isso, Flamengo aumentou de 89,1% para 95,7%. O Internacional também viu a probabilidade passar dos 90%.

Enquanto isso, o Criciúma empatou com o São Paulo por 1 a 1 no Heriberto Hülse, no Sul de Santa Catarina, e desperdiçou a oportunidade de assumir a 11ª colocação. Com isso, a chance de Libertadores caiu de 0,15% para 0,024%.

Veja a chance por time

Chance de Sul-Americana

Já para a Sul-Americana, a dupla de Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético-MG, e o Vasco permanecem com maior chance de garantir vaga para a próxima edição da Sul-Americana. A Raposa tem uma sequência de seis jogos sem vitória na Série A, segue na 8ª colocação, mas aumentou a chance de 88,8% para 94,6%. Apesar disso, pode carimbar vaga para a Libertadores em caso de título da atual edição da competição.

Enquanto isso, o Galo também pode ficar com a classificação para a principal copa do continente em caso de título da Copa do Brasil.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a UFMG, o Criciúma viu a chance diminuir de 46,3% para 34,1%. Atualmente, o Tigre é o 12º com 37 pontos. O departamento de Matemática da Universidade aponta que 50 pontos garante mais de 99% de chance de disputar a Sula. Ou seja, o Carvoeiro precisa conquistar mais 13 pontos nas próximas sete rodadas que restam e não depender de uma combinação de resultados.

Veja a chance por time

Chance de rebaixamento na Série A

A zona de rebaixamento contou com mudanças. Enquanto Atlético-GO e Cuiabá permanecem no fundo da tabela de classificação, Athletico e Corinthians venceram na rodada e deixaram a zona da degola. Com isso, Juventude e Bragantino entraram no Z4. A distância entre o 18º e o 13º é de apenas dois pontos, ou seja, o cenário pode mudar, mais uma vez, na próxima rodada.

Mesmo deixando a zona, o Corinthians permanece como a 3ª equipe com a maior chance de rebaixamento na Série A. De acordo com a UFMG, o Timão tem 47,2%. Mesmo em 16º lugar e o primeiro time fora do Z4, o Athletico ainda tem um jogo atrasado, que pode deixar a equipe três pontos do Bragantino.

Confira a chance por times

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade