A reta final das eleições municipais de 2024 tem intensificado os eventos de campanha e as divulgações das candidaturas nos programas de rádio e TV, e via redes sociais. Para tentar chegar ao maior número possível de eleitores até 6 de outubro, as campanhas apostam em diferentes estratégias.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Uma das táticas se baseia em apresentar declarações de apoio de lideranças nacionais, que na prática funcionam como “cabos eleitorais de luxo” para os que disputam vagas de prefeito nas maiores cidades de SC.
A lista de apoiadores famosos vai desde as duas principais lideranças do país, o atual presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), até artistas e políticos catarinenses. Confira abaixo quem são:
Eleições 2024: guia de candidatos e apuração em tempo real
Continua depois da publicidade
Veja cabos eleitorais de luxo nas campanhas de SC
Jair Bolsonaro (PL)
Com quase 70% dos votos em Santa Catarina no segundo turno da eleição presidencial de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é figura carimbada no horário eleitoral de candidatos a prefeito do PL nas maiores cidades de SC. Na semana do dia 16 de setembro, Bolsonaro esteve em Santa Catarina e participou de eventos em apoio de nomes como Robison Coelho (PL), em Itajaí, Peeter Grando (PL), em Balneário Camboriú, e Ricardo Guidi, em Criciúma.
Lula (PT)
O atual presidente Lula (PT) é outra liderança que, previsivelmente, tem o apoio explorado por candidatos do partido em algumas cidades de SC. Em Florianópolis, por exemplo, o candidato petista Lela tem exibido no horário eleitoral vídeos de Lula manifestando apoio à candidatura dele na cidade. Carlito Merss, em Joinville, e Pedro Uczai, em Chapecó, também são exemplos de candidatos do PT que exploram a imagem do presidente nas divulgações feitas em redes sociais.
Jorginho Mello (PL)
Outra liderança de destaque, o governador Jorginho Mello vem sendo utilizado como cabo eleitoral de luxo, com vídeos de declarações de apoio utilizados por candidatos como Egídio Ferrari (PL), em Blumenau, e de Ricardo Guidi (PL), em Criciúma. O governador está licenciado sem remuneração para assuntos particulares, mas tem aproveitado o tempo fora do cargo para participar de atos de campanha. Entre quarta e quinta-feira, Jorginho fez caminhadas em cidades como Joinville, com o candidato Sargento Lima, e em São José, com a concorrente Adeliana Dal Pont (PL).
Continua depois da publicidade
Romeu Zema (Novo)
Único governador do Partido Novo no país, Romeu Zema, de Minas Gerais, é frequentemente usado como modelo de gestão por candidatos do partido. Em 2024, Zema já esteve no início de agosto em Blumenau, onde prestou apoio e gravou vídeos com o atual candidato a prefeito da legenda Odair Tramontin, e para Adriano Silva, atual prefeito de Joinville que tenta a reeleição.
Nikolas Ferreira (PL)
Deputado federal mais votado do país nas eleições de 2022, o parlamentar Nikolas Ferreira (PL-MG) também vem servindo como apoiador de luxo de candidatos de SC. Na semana de 23 de setembro, o deputado bolsonarista esteve em Blumenau, onde participou de ato de campanha do candidato Delegado Egídio (PL), ao lado do governador Jorginho Mello. Ele também passou por Jaraguá do Sul, Timbó, Itajaí e Balneário Camboriú, onde posou para fotos ao lado dos candidatos do PL nessas cidades. Nikolas vem publicando vídeos com críticas ao PSD, relacionando o partido à base de apoio do governo Lula em Brasília e com questionamentos sobre a conduta de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado. Por conta disso, foi considerado aliado estratégico em cidades em que o PL rivaliza com o PSD. Nas redes sociais, Nikolas cita o nome de seis candidatos a vereador em cidades catarinenses como membros do que seria o “time Nikolas”.
Pablo Marçal (PRTB)
Figura polêmica das eleições de São Paulo em 2024, com confusões em debates e até uma cadeirada sofrida do adversário José Luiz Datena (PSDB), o candidato à prefeitura da capital paulista e ex-coach Pablo Marçal também teve a imagem usada como cabo eleitoral. Embora o partido dele tenha apenas dois candidatos a prefeito em SC, ambos utilizaram vídeos feitos com o empresário em um evento do partido, em maio. Samuel Lubke, candidato a prefeito de Canoinhas, e Jaison Elert, que disputa a prefeitura de Jaraguá do Sul, publicaram nas redes sociais imagens com Marçal.
Eduardo Bolsonaro (PL)
O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, também percorreu cidades de SC como Blumenau, Gaspar e Morro da Fumaça para declarar apoio a candidatos do PL.
Continua depois da publicidade
Silvinei Vasques
O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, preso por quase um ano por suspeita de tentar interferir nas eleições ao organizar blitzs em estados do Nordeste no dia do segundo turno, também teve papel de apoiador de destaque em pelo menos uma campanha de SC. Morador de São José, onde iniciou a trajetória na PRF, Silvinei declarou apoio ao candidato do PSD, Orvino Coelho d’Ávila. Orvino tenta estreitar as relações com o eleitorado bolsonarista e posou para fotos ao lado de Silvinei logo após a saída dele da prisão, no início de setembro. O gesto teria frustrado o grupo do PL, que esperava o aval do policial rodoviário pela proximidade dele com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Gleisi Hoffmann (PT)
A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também foi cobiçada para participar de atos políticos. No dia 11 de setembro, a dirigente esteve em Florianópolis para manifestar apoio à candidatura de Lela a prefeito da Capital.
Marcos Palmeira
O ator Marcos Palmeira também fez as vezes de cabo eleitoral famoso. Produtor orgânico e defensor da agroecologia, ele gravou um vídeo declarando apoio ao candidato a prefeito de Florianópolis, Marquito (PSOL). O concorrente também teve vídeos do deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE) declarando apoio.
Gean Loureiro (União)
Rompido com o sucessor Topázio Neto (PSD), o ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro entrou de cabeça na campanha de Dário Berger (PSDB). Participa das caminhadas, dos vídeos da campanha e até engrossa as críticas do tucano à gestão do atual prefeito da Capital de SC.
Continua depois da publicidade
João Rodrigues (PSD)
Embora envolvido na eleição municipal deste ano, com a busca pela reeleição para a prefeitura de Chapecó, o prefeito João Rodrigues também tem sido presença frequente em vídeos e discursos de candidatos em outras cidades. A chamada internação involuntária, medida adotada na principal cidade do Oeste de SC para conter o avanço de moradores de rua, vem sendo citada por candidatos de outras cidades. Em Itajaí, por exemplo, Rodrigues fez vídeos com o candidato Osmar Teixeira (PSD) e em Blumenau, participou no início da campanha de um evento público de apoio ao candidato do Novo, que está aliado com o PSD na cidade.
Apuração ao vivo das Eleições 2024
O NSC Total faz apuração em tempo real das Eleições 2024 em 6 de outubro. A ferramenta atualiza a disputa voto a voto em todas as cidades de Santa Catarina e do Brasil assim que dados são computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página traz ainda os números de todos os candidatos e informações completas de todos os concorrentes nas eleições municipais.
Leia também
Jair Renan Bolsonaro, o “candidato mudo” a vereador em Balneário Camboriú
Como um teste de alfabetização de candidata em SC foi parar na Justiça
SC tem 15 candidaturas coletivas nas eleições 2024, quinto maior número do país