Durante a gravidez, mulheres vegetarianas tendem a manter o peso dentro de padrões saudáveis mais facilmente, só que precisam ficar atentas à ingestão de nutrientes essencias para um boa gestação e parto.
Continua depois da publicidade
– Pode ser que as vegetarianas tenham de ingerir suplementos alimentares para suprir a vitamina B12, por exemplo, que é facilmente encontrada em alimentos de origem animal. Ela está relacionada ao desenvolvimento do sistema neurológico e sanguíneo. Mesmo as que comem ovos ou laticínios podem precisar de suplemento. Por isso, é melhor não arriscar – diz a nutróloga Liliane Oppermann, que dá a seguir dicas de alimentação para grávidas vegetarianas.
::: Coma grãos integrais e vegetais verdes escuros, que são ricos em vitaminas A, B9 e B12.
::: Acrescente vitamina C em suas refeições. Presente em frutas como laranja, limão e kiwi, ela melhora a absorção de ferro.
Continua depois da publicidade
::: Evite ingerir doces e guloseimas. Principalmente na hora das refeições, pois o oxalato presente nessas comidinhas pode interferir na absorção do ferro mesmo na presença de vitamina C.
::: Lembre-se que você precisa comer alimentos com proteínas, como tofu, pasta de grão-de-bico, sopa de lentilha e farinha de linhaça.
::: Consuma os vegetais cozidos ou no vapor. Vegetais crus trazem para gestantes riscos de contaminação por microrganismos se a higienização for mal feita.
Continua depois da publicidade
::: Mantenha o acompanhamento médico pré-natal em dia durante a gestação. Esses cuidados ajudam a prevenir doenças e manter uma alimentação equilibrada sem exageros.