Um veado-bororó foi resgatado após ter sido atropelado em Palma Sola, no Oeste de Santa Catarina, e, desde a última sexta-feira (26), passou a receber tratamento em uma universidade na região. O acidente ocorreu na segunda anterior (22), quando o animal teria sido atingido por um carro no interior do município, segundo relatou o motorista.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Na ocasião, o condutor do veículo acionou o Corpo de Bombeiros local afirmando não saber o que fazer. O animal, que parecia atordoado, segundo os bombeiros, foi levado então a uma clínica veterinária, onde permaneceu até ser acolhido pelo Núcleo de Estudos em Vida Selvagem (Nevs) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Trata-se de uma fêmea jovem, que agora está calma e se alimentando bem, conforme relatou o biólogo Jackson Preuss, coordenador do Nevs, ao g1 SC. Ela seguirá no espaço até estar plenamente recuperada do atropelamento.

O animal é de uma espécie hoje considerada vulnerável, a Mazama nana, na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), que trata das espécies sob risco de extinção.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Fotos mostram tartaruga voltando ao mar após ingerir lixo e ser ferida por rede de pesca

VÍDEO: baleias batem caudas e se exibem para surfistas em SC

SC registra em média 347 casos de dengue por dia em 2022